Lyoto Machida, lutador de MMA, sugere praia de Salinas para descansar

Lyoto Machida sugere praia de Salinas para descansar

Atualizado: Quarta-feira, 29 Fevereiro de 2012 as 1:57

Os nomes que o lutador de MMA Lyoto Machida escolheu para seus filhos já revelam sua reverência à natureza: Taiyô, de três anos, recebeu uma homenagem ao sol, e o caçula de apenas um ano foi nomeado Kaitô, que significa “mar” em japonês. Não é difícil imaginar, portanto, o recanto que o campeão dos meio-pesados do UFC escolhe quando quer descansar dos ringues. E a praia que vence por nocaute, segundo Machida, é Salinas, no Pará. “A paisagem é o que mais me encanta”, afirma.

Localizada na ilha do Atalaia, a 12 km do município de Salinópolis, a região que abriga as praias de Salinas, Atalaia e Farol Vermelho tira o fôlego dos turistas com suas dunas de areia e lagos de água salgada. “Atrás de uma vegetação com um verde exuberante, temos uma praia de areia branca com uma extensão sem igual”, relembra o lutador a respeito do cenário, que faz parte do polo turístico da Amazônia Atlântica.

Quando a maré está baixa, várias piscinas de água salgada e cristalina se formam em toda a orla, o que se torna um atrativo especial para as crianças. A paz do local, de acordo com o campeão, é outro dos pontos fortes do passeio: “para descansar não tem igual, só de estar lá você já se sente descansado”.

Machida, que iniciou sua carreira como faixa preta de caratê, possui um ritual específico ao pisar na areia, quase uma meditação: “a primeira coisa que faço quando chego a uma praia é abrir os braços e respirar bem fundo”.

Mas Salinópolis também pode ser um bom destino para quem procura agito. Na praia do Maçarico, que fica na área urbana do município, diversos bares e restaurantes garantem a programação da noite.

Segundo Machida, o local é perfeito para os mais diferentes passeios: mergulho, passeio familiar, viagem romântica ou agito com os amigos. “Atende a todos os objetivos. Se eu quiser ir com meus filhos é ótimo, se eu quiser ir namorar com minha esposa, Fabyola, é perfeito.”

Como chegar

Salinópolis fica a 220 km da capital Belém, onde se localiza o aeroporto mais próximo. De lá, as rodovias BR-316 e PA-124 dão acesso à região. Para quem vai de ônibus, o Terminal Rodoviário de Belém (91 3266-2625) oferece saídas diárias em vários horários, pela Viação Boa Esperança (91 3226-0966).

veja também