Maioria dos brasileiros prefere viajar para destinos nacionais

Maioria dos brasileiros prefere viajar para destinos nacionais

Atualizado: Quinta-feira, 8 Setembro de 2011 as 10:51

Uma pesquisa realizada pelo ministério do Turismo mostra que os destinos nacionais são os preferidos entre os brasileiros que pretendem viajar nos próximos seis meses.

Realizada em agosto pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pesquisa apontou que um terço dos brasileiros (33,7%) pretendem fazer pelo menos uma viagem no próximo semestre, número 8,7% maior do que o registrado em agosto de 2010.

Entre as pessoas que declararam ter interesse em viajar nos próximos meses, 71,2% escolheram destinos nacionais.

Segundo a pesquisa, os turistas estão optando mais por hotéis e pousadas (57,7%), e menos por casas de parentes ou amigos (30,2%).

O avião é o meio de transporte mais usado: 62,5% dos entrevistados escolheram voar para seus destinos, número 11,2% maior do que o verificado em agosto do ano passado. Já as viagens de ônibus tendem a ficar mais raras: na comparação entre os meses de agosto de 2010 e 2011, a intenção de viajar nos coletivos diminuiu 37,2%.

O Nordeste lidera a preferência dos brasileiros que pretendem viajar dentro do país: 48,9% dos entrevistados afirmaram que querem viajar para os estados da região. Sul (21,5%) e Sudeste (15,8%) ficaram com o segundo e terceiro lugares da preferência do público ouvido pela FGV.

A pesquisa foi feita com 2.000 famílias das sete principais regiões metropolitanas do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Distrito Federal, Salvador e Recife).

veja também