Manual da boa elegância a bordo

Manual da boa elegância a bordo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 10:14

Atenção senhores passageiros: se viajar de avião ficou acessível para a maioria das pessoas, poucos sabem que roupa usar durante a viagem. Pois é, não basta apenas se preocupar em não perder o voo, é importante também não perder o conforto. A consultora de moda e professora Andréia Mirón, da Faculdade Santa Marcelina, de São Paulo , dá dicas de looks que deixam o viajante bem vestido e confortável, e fala sobre o que deve ser evitado nas viagens.

"Para compor o manual da boa elegância a bordo, devemos levar em conta a distância, horário, tempo, duração aproximada da viagem – já que em voos longos o corpo incha, por causa da pressão atmosférica na aeronave -, mas nem por isso a elegância deve ficar de fora", salienta Andréia.

Os cuidados começam bem antes da decolagem. "Na parte externa, na fila do chek-in, a temperatura pode estar alta e, no interior do avião, bem gelada. Para estar preparado para este choque térmico, utilize camadas de roupas que podem ser tiradas e colocadas no aeroporto e no avião, na própria mala de mão, como uma jaqueta ou até mesmo um blazer que não amasse muito", diz.

O que vestir

"As mulheres devem preferir calças a saias, pois a mudança de temperatura dentro do avião deixa as pernas geladas, além de limitar os movimentos e deixá-las pouco à vontade. Os homens podem usar a velha e boa calça jeans ou de sarja, desde que não sejam apertadas ou que tenham um pouco de stretch, acompanhada de uma camiseta com mangas, ou camisa. Alguns anos atrás, os serviços de bordo costumavam dar cobertores, meias e travesseiros para seus passageiros se sentirem mais confortáveis. Hoje, com o preço mais acessível das passagens aéreas, esse serviço tornou-se raro. A altitude e o ar refrigerado do avião normalmente esfriam muito o ambiente, leve um casaco ou agasalho para ficar aquecido e não esqueça de meias para aquecer os pés, se for muito friorento."

 O que evitar

Algumas peças devem ser abolidas nas viagens. "Nunca vá de bermuda ou camiseta cavada, principalmente os homens. Ninguém quer ficar encostando em braços e pernas peludas. Evite roupas de tecidos que amassem ou que apertem, que amarrotam só de olhar. A melhor opção são  aquelas que mantêm sua forma mesmo após horas sentado. Não use cintos, jóias ou metais que podem tomar seu tempo ao passar pelo detector de metais. Evite também decotes extravagantes e exagerados, perfumes fortes – pois podem incomodar outros passageiros –, shorts e saias, pois, acredite, você sentirá frio nas pernas".

 Andando nas nuvens

Além das roupas confortáveis, a profissional orienta que se dê atenção especial para os pés: "As mulheres devem evitar saltos altos ou sandálias muito apertadas, pelo mesmo motivo das roupas: elas podem ficar muito apertadas, por causa da altitude. Use tênis ou calçados mais confortáveis. Invista em sapatos fechados, saltos baixos e que sejam fáceis de tirar e calçar novamente, pois em alguns aeroportos do mundo é necessário passá-los pelo scanner, e lembre-se de usar meias limpas. Se tem varizes ou tendência para má circulação, leve também meias elásticas, um item importante de se ter em mãos. Carregue sua nécessaire na sacola de mão. Lembre-se sempre de que vai ficar muito próximo de uma pessoa desconhecida, então, capriche na higiene e no cuidado. E boa viagem."

Por: Elliana Garcia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições