Marca Brasil é reconhecida por 20% dos turistas estrangeiros

Marca Brasil é reconhecida por 20% dos turistas estrangeiros

Atualizado: Terça-feira, 11 Maio de 2010 as 2:15

A Marca Brasil, logotipo desenvolvido pela Embratur para promover o turismo brasileiro no exterior, já é reconhecido por 20% dos turistas estrangeiros que visitaram o país em 2009. Em 2006, esse número era de 11%. A informação foi divulgada pela presidente da Embratur, Jeanine Pires [foto], em palestra realizada no seminário "Brand Brasil 2010 - O valor da marca", nesta segunda-feira, dia 10, em São Paulo. "Esse resultado se deve ao nosso esforço de estar nas brochuras das operadoras internacionais e nas mídias de turismo de lazer e negócios", destacou.

Criada em 2004 para representar a estratégia de comunicação do turismo brasileiro no exterior, a Marca Brasil refletia os aspectos predominantes do país como a natureza, o sol e praia, a cultura, o clima e o povo brasileiro. "Aliado a essas características trazíamos a modernidade para concorrer com outros destinos latino-americanos como México, Argentina e Peru", disse Jeanine Pires. Passados seis anos, a Embratur começa a considerar outros países fora do eixo da América Latina como concorrentes diretos e a atuar com mais força em ferramentas de relações públicas e publicidade, especialmente nos meios eletrônicos e com os agentes de viagens internacionais.

"A realidade do Brasil mudou nesse período. Passamos a ser o país líder na América do Sul, somos o sétimo destino na realização de eventos internacionais, a 13ª economia do turismo no mundo e o primeiro item na pauta de exportações de serviços. Isso fez com que atualizássemos o conceito da Marca Brasil", ressaltou a dirigente. A marca traz a identidade própria do povo brasileiro e apresenta o Brasil como um país que oferece sensações diversas, modernidade e que se destaca como modelo de sustentabilidade.

"Com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpiadas de 2016 temos a oportunidade de atualizar o que o mundo sabe do Brasil e criar uma experiência única de viagem. Como o próprio slogan diz, sensacional", disse Jeanine Pires, mencionando que a Embratur apostará em uma atuação mais técnica de promoção, oferecendo conteúdo para que o turista estrangeiro venha ao Brasil durante esses eventos e a mídia internacional conheça mais sobre o turismo brasileiro. "Não iremos desenvolver nenhuma nova marca para esses eventos, já que a mensagem não teria grande durabilidade no futuro", completou.

veja também