Maribor promete se mostrar ao mundo com diversos eventos culturais em 2012

Revista lista 10 destinos com eventos especiais em 2012

Atualizado: Sexta-feira, 13 Janeiro de 2012 as 1:06

Não precisa de uma desculpa para viajar em descoberta de novos lugares. Ainda assim, a revista de viagens Lonely Planet deu 10 bons motivos para celebrar aniversários e datas importantes, exposições e eventos ao redor do planeta em locais que não necessariamente fazem parte do roteiro habitual. Escolha o seu e boa viagem.
1) Centenário da viagem polar de Robert Falcon Scott
No dia 17 de janeiro de 1912, o explorador britânico Robert Falcon Scott chegou ao Polo Sul, pensando ser o primeiro a conseguir a façanha. Mas, percebeu que o dinamarquês Roald Amudsen já estava lá, desde o dia 14 de dezembro de 1911. Na viagem de volta, Scott e seus quatro companheiros morreram de cansaço e frio. Apesar da "derrota", a expedição de Scott marcou uma época de descoberta da região Antártica e seu centenário é celebrado com diversas homenagens na Inglaterra. O Instituto Polar Scott, em Cambridge, tem uma exposição especial em seu Museu Polar, e a Orquestra Sinfônica de Londres fará uma série de concertos gratuitos em Londres, Cambridge, Birmingham, Cardiff e Cheltenham. Claro que para os mais aventureiros, a melhor das homenagens é seguir os passos de Scott no Polo Sul.
2) Seguindo os passos de Napoleão na Rússia
Após conquistar a Europa inteira, a ambição de Napoleão Bonaparte o levou a ocupar a Rússia. Tudo correu bem até a invasão de Moscou, mas uma contraofensiva das tropas russas, somada à dureza do inverno, acabaram provocando a retirada e a derrota dos soldados de Napoleão. Em 2012, a campanha da Rússia comemora 200 anos, e amantes de História podem aproveitar a oportunidade para reviver os eventos de 1812. Em Moscou, o museu do Panorama da Batalha de Borodino tem quadros que representam em 360 graus esta que foi uma das maiores e mais sangrentas batalhas da campanha da Rússia. Em São Petersburgo, o Museu de Artilharia expõe de maneira permanente pinturas e objetos da época.
3) No litoral da Namíbia
A Namíbia é um país especial, com muita natureza e uma rica vida selvagem. Em 2012, com a recente criação do Parque Nacional de Dorob, o litoral inteiro do país passa a formar uma área natural protegida, com um total de quatro parques nacionais. Além de belas praias e paisagens imponentes onde as dunas se encontram com o mar, os mais de 10 milhões de hectares protegidos do litoral da Namíbia têm animais como elefantes, leões e hienas, entre outros.
4) Futebol na Polônia e Ucrânia
Para muitos, a Eurocopa é uma "copa do mundo sem o Brasil e a Argentina". Neste ano, a edição deste torneio de seleções europeias acontecerá entre 8 de junho e 1º de julho, na Polônia e na Ucrânia. Os dois países se prepararam muito para receber o evento; as cidades polonesas que receberão os jogos (Varsóvia, Gdansk, Poznan e Wroclaw) a as cidades ucranianas (Kiev, Lviv Kharkiv e Donetsk) estão prontas para atender visitantes do mundo inteiro. Uma boa oportunidade de aproveitar o verão europeu em dois grandes destinos da Europa central, com as praias do Mar do Norte (Polônia) e o Mar Negro (Ucrânia)
5) Caçando eclipses na Austrália
Algumas pessoas gostam de "caçar" eclipses, ou seja, programar sua viagem para o momento destes fenômenos que ficam ainda mais especiais quando são avistados em belos lugares. Ilha de Páscoa, Butão e Mongólia foram alguns dos destinos preferidos por estes caçadores nos últimos anos. Em 2012, o destino da vez fica por conta da Austrália, que terá um eclipse lunar total no dia 13 de novembro. Os territórios selvagens de Northern Territory e Queensland são os melhores para avistar o eclipse em meio à natureza.
6) Joana d'Arc, seiscentos anos depois
O ano de 2012 marca o sexto centenário do nascimento de Joana d'Arc, a "donzela de Orléans". Esta mártir francesa foi uma visionária e heroína militar que ajudou a lutar contra os ingleses na guerra dos cem anos, mas foi condenada e queimada viva por ouvir vozes divinas. Seguir seus passos leva viajantes a belíssimas partes da França, como a cidade de Orléans, na região dos castelos da Loire, até a cidade de Rouen, onde Joana foi julgada e executada.
7) Descubra um "novo" Oriente Médio
Em 2011, os países do norte da África viveram a Primavera Árabe, nome dado às revoluções que derrubaram ditadores instalados no poder havia décadas, dando um respiro de liberdade aos habitantes de países como Egito, Tunísia e Líbia. Os ânimos mais calmos criam uma excelente oportunidade de visitar estes países, que estão vivendo um momento histórico, com seus habitantes dispostos a acolher turistas e compartilhar ideias.
8) Conheça Maribor
Você provavelmente nunca ouviu falar na cidade eslovena de Maribor. Em 2012, Maribor divide a coroa de Capital Europeia da Cultura com a cidade portuguesa de Guimarães. Maribor, segunda maior cidade da Eslovênia, é uma pérola da arquitetura medieval, com um casco antigo que conta com construções datadas do século 12. Perto da fronteira com a Áustria, Maribor pretende usar o ano de 2012 para se mostrar ao mundo e homenagear os visitantes com numerosos eventos como exposições, peças de teatro, e performances de música folclórica.
9) Jogar videogame no Smithsonian
O ano de 2012 é um ano ideal para amantes de videogames se darem um grande prazer no Smithsonian de Washington, um dos maiores museus do planeta. De março a setembro, o Museu Smithsonian de Arte receberá a exposição "A Arte dos Videogames", explorando a evolução dos videogames nos últimos quarenta anos. Promete aos "gamers" uam viagem por mais de oitenta jogos, ilustrados com imagens, vídeos, e, claro, oportunidades de jogar clássicos como Pac-Man e Super Mário.
10) Expo 2012 na Coréia do Sul
A Exposição Universal, conhecida como Expo, é a herdeira da tradicional exposição internacional (que, por exemplo, deu origem à torre Eiffel). Trata-se de um evento com participação de países do mundo inteiro, seguindo sempre um assunto definido. Neste ano, o tema é "Oceanos e Litorais Vivos", com a intenção de discutir a preservação da vida marinha. A Expo 2012 acontecerá na Coréia do Sul, na cidade de Yeosu, no sul do país, entre 12 de maio e 12 de agosto. A promessa é receber os visitantes com muita modernidade e pavilhões futuristas.

veja também