Mercado brasileiro é foco das estações de esqui do Chile

Mercado brasileiro é foco das estações de esqui do Chile

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

As estações de esqui do Chile estão prontas para a temporada de neve 2010. Os representantes dos centros de Valle Nevado, Termas de Chillán e Portillo estão no Brasil e apresentaram seus principais atrativos em encontro com a imprensa local nesta terça-feira, dia 18, em São Paulo. "O mercado brasileiro é nosso principal emissor de turistas da América Latina. Cerca de 35% dos visitantes estrangeiros que vão a Portillo é composto pelo público brasileiro", afirmou Alejandro Goich, gerente de Marketing de Portillo. O cenário não é diferente em Termas de Chillán. Segundo Rodrigo Bravo Solá, gerente geral do complexo Termas de Chillán, Ski & Spa Resort, os brasileiros são responsáveis por 50% da ocupação do complexo.

Ele é composto por três unidades hoteleiras: Grand Hotel Termas de Chillán, Termas de Chilán Resort e Hotel Pirimahuida. "Nossa estimativa é receber 3.500 turistas do Brasil entre junho e outubro", disse Solá. A presença dos brasileiros também é marcante em Valle Nevado. Em média 65% dos hóspedes dos três empreendimentos da estação - Puerta del Sol, Três Puntas e Valle Nevado - são formados por brasileiros. "Em 2009 atingimos a marca de 25 mil visitantes e para esta temporada esperamos aumentar esse número em, pelo menos, 10%", destacou Ricardo Margulis, gerente geral do Valle Nevado Ski Resort Chile.

Para a temporada 2010, a estação de Valle Nevado, a uma hora de Santiago, capital chilena, investiu US$ 7 milhões em melhorias de equipamentos e infraestrutura. Os turistas contam com mais dois teleféricos e mais cinco pistas de esqui. "Também instalamos o big air bag, um grande bolsa inflável que garante a segurança do esportista após um grande salto e remodelamos as áreas sociais e os apartamentos do hotel Valle Nevado. Os quartos e o restaurante principal ganharam uma decoração mais moderna. Além disso, implantamos um novo bar", ressaltou Margulis. Neste inverno, o brasileiro ainda terá à disposição uma oferta maior de leitos. Valle Nevado inaugura os primeiros 35 apartamentos residenciais do condomínio Valle de Condores.

"Eles serão direcionados para a locação e para aquelas famílias que preferem ter um espaço maior e com cozinha própria. No entanto, também poderão utilizar os serviços e as áreas sociais e de entretenimento dos hotéis de Valle Nevado", explicou o gerente. Até 2012, a estação investirá US$ 30 milhões em novos produtos e reformas como a criação de 800 vagas de estacionamento, a instalação de um novo restaurante no topo da montanha e de um sistema de transporte atualizado com 70 bondinhos. Cada um terá capacidade para seis pessoas e sairão da base da montanha e que levarão as pistas intermediárias e ao restaurante. "Fizemos um planejamento de investir US$ 100 milhões até 2020", concluiu Margulis.

Durante a temporada de neve em Portillo, que vai de 19 de junho a 2 de outubro, os turistas contarão com uma nova jacuzzi com capacidade para 15 pessoas, um cinema e um ginásio para esportes e malhação renovados. "As crianças serão uma das prioridades da estação. Lançamos um espaço para jantar voltado para crianças no Hotel Portillo. A partir das 19h30, o ambiente é redecorado com menu, louça e cadeiras especiais", disse Alejandro Goich, mencionando ainda a renovação de todo o estoque de pranchas de snowboard para aluguel. A partir desse ano, informações de tarifas de formulários de reservas para Hotel Portillo - a oferta é de 450 quartos - também poderão ser acessados por smartphones. O site m.skiportillo.com está disponível em espanhol, inglês e português. Por celular, o turista acessa dados atualizados do clima e das estradas.

Portillo também apostará nas semanas temáticas. De 10 de junho a 31 de junho, a estação realiza a "Family Weeks". As crianças terão uma programação especial com animação e mágica e karaokê. Já os adultos podem participar de festas temáticas e aulas de dança. "Estamos com os pacotes para esse período praticamente vendidos. Grande parte do público é brasileiro. Percebemos que ele está se acostumando a comprar viagens com antecipação", comentou Goich. Outro destaque é a 9ª Semana do Vinho, que acontece de 31 de julho a 7 de agosto. Os brasileiros visitarão vinícolas chilenas com direito a degustações de vinhos e palestras técnicas.

Em Termas de Chillán, a temporada de neve começa em 15 de junho e vai até 10 de outubro. Nessa estação, o turista encontrará uma programação especial durante a Copa do Mundo. Telões serão montados para aqueles que quiserem assistir aos jogos. Já o cassino servirá de palco para grandes shows. "Vamos utilizar as mídias sociais para promover o centro de esqui. Por meio do facebook e do twitter oferecemos pacotes com preços especiais e que inclui as aulas de esqui. Em breve, lançaremos promoções que contemplam o aluguel de equipamentos de esqui com descontos de até 50%; o uso do spa com 20% de desconto e cortesias de brindes como uma garafa de vinho chileno", adiantou Rodrigo Solá, gerente geral do complexo Termas de Chillán.

Por: Leila Melo

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições