Mergulho e sandboard em Paracas, no Peru

Mergulho e sandboard em Paracas, no Peru

Atualizado: Quarta-feira, 31 Março de 2010 as 12

Está cansado de sandboard no Morro do Careca, em Natal, Rio Grande do Norte? Fazer kitesurf na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, não é mais tão divertido? Então, vá se aventurar na bela paisagem de Paracas, no Peru, onde o vento sopra o ano todo na praia cercada de dunas de areia virgem.

O paraíso do kitesurf fica a 245 km da capital, Lima. Ali, a velocidade dos ventos fica entre 15 e 30 nós na parte da tarde todos os dias do ano. Isso acontece porque ,a partir das 14h30, a areia do deserto que rodeia a praia começa a esfriar e o vento começa a soprar em direção ao oceano. Paracas é uma praia longa, de mar liso, o que oferece condições especiais para a prática desse esporte.

Na mesma praia ainda é possível desbravar as areias em um passeio de buggy gigante. Na verdade, são pequenos caminhõezinhos com até oito lugares. O caminho passa pelo deserto Califórnia, que fica na região inca, formado entre o mar e a serra do interior do país.

Um dos pontos mais intrigantes da viagem é o Candelabro de Paracas, um tridente escavado na montanha e que servia (segundo alguns historiadores) como farol para as embarcações que passavam pelo lugar. Obra de milhares de anos, ela é semelhante aos desenhos do famoso Tabuleiro de Nazca - outra região mágica do país.

Próximo ao Candelabro fica o lago Huacachina, ponto obrigatório para os sandboarders, pois suas areias formam dunas de até 400 metros de altura. Não é à toa que o lugar abriga uma das etapas do campeonato mundial da modalidade.

Ficou curioso? Então, aproveite e vá conhecer essa maravilha do ecoturismo!

A natureza é pródiga em Paracas, no Peru. A região tem excelentes points de mergulho

Antiga cidade inca que faz parte da Reserva Nacional de Paracas

Este casal desceu junto. Algumas dunas em Paracas têm até 400 metros de altura

Focas nas ilhas Ballestas, que fazem parte da Reserva Nacional de Paracas

Serviço

Quem leva

Copa, TAM, Lan e Taca têm voos regulares para a capital do Peru, Lima. De lá o viajante precisa pegar um ônibus que o leva até Nazca, Pisco e Paracas, numa viagem de cerca de 7 horas.

Nautiperu - Agência de turismo - kitesurf

Tel.: (511) 444-5004

e-mail: [email protected]

Peruvision Tours - Agência de Turismo

Tel.: (511) 447-7710

e-mail: [email protected]

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também