Ministro anuncia Estudo de Competitividade Turística do Estado de São Paulo

Ministro anuncia Estudo de Competitividade Turística do Estado de São Paulo

Atualizado: Segunda-feira, 29 Junho de 2009 as 12

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, esteve na última sexta-feira, 26 de junho, na cidade de São Sebastião (SP), para anunciar a realização do Estudo de Competitividade Turística para o estado de São Paulo. Barretto aproveitou a visita para acompanhar as obras do MTur. A região já recebeu R$ 5 milhões de reais para projetos de infraestrutura turística.

O estudo faz parte de um diagnóstico que será realizado em 13 municípios do estado de São Paulo. São eles: Aparecida, Brotas, Campos do Jordão, Guarujá, Cananéia, Iporanga, Bananal, Santos, Santo André, Atibaia, Itu, Panorama, São Carlos.

A metodologia usada para o estado de São Paulo será a mesma que o Ministério implementou para definir os 65 destinos indutores do turismo brasileiro - pólos turísticos priorizados entre as ações do ministério para o desenvolvimento do setor. "O estudo será a base para trabalharmos um conjunto de iniciativas nas cidades deste pólo turístico. Com ele teremos também a possibilidade de implementar políticas públicas e acompanhar os resultados delas ano a ano, o que será muito importante até a Copa de 2014", explicou o ministro. Para Barretto, é importante que as cidades do Litoral Norte trabalhem de forma unificada. "Estamos falando de um pólo do turismo paulista e do Brasil. Cada cidade aqui tem sua atração, seu potencial e essas qualidades são complementares", afirmou.

O prefeito de São Sebastião, Ernani Primazzi, ressaltou os investimentos do MTur na cidade, principalmente a obra de saneamento da Praia de Maresias, e a implantação de sinalização turística.

Em Ilhabela (SP), o prefeito da cidade, Toninho Colucci, elogiou a atuação do governo federal nas ações direcionadas ao turismo, como a criação do Ministério do Turismo em 2003 pelo presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva. "Eu fico muito feliz que o governo enxergue no turismo uma industria importante como geração de empregos e oportunidade de melhoria de vida das população. O turismo é a principal fonte de renda e desenvolvimento de Ilhabela, e a parceria com o ministério do turismo é fundamental para que os projetos realmente aconteçam."

Ao final da visita, o ministro Luiz Barretto abriu o 1° Fórum de Turismo do Litoral Norte, em Ilhabela - um dos 65 destinos indutores do turismo do estado de São Paulo.

veja também