Ministro avalia o turismo no Brasil durante palestra em Gramado

Ministro avalia o turismo no Brasil durante palestra em Gramado

Atualizado: Segunda-feira, 23 Novembro de 2009 as 12

Na abertura do congresso realizado no Centro Municipal de Cultura de Gramado, o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barretto Filho salientou os resultados positivos alcançados pelo trade no mercado interno no último ano, bem diferente dos problemas enfrentados na Argentina. "Lá, os efeitos foram fortíssimos e com repercussão em todo o país", revelou. Por aqui, o setor fecha o último trimestre de 2009, e o início de 2010, num cenário otimista.

Em relação a Copa do Mundo de 2014, o ministro reforça que devemos aprender com as experiências internacionais. "Este evento atrairá 500 mil turistas estrangeiros a mais para o Brasil, e as Olimpíadas vão gerar um crescimento de 15% no fluxo de visitantes. Os dois incrementarão ainda mais o turismo de negócios nos próximos anos", reforçou. No entanto, Barretto acrescentou a necessidade de se fazer um planejamento conjunto com estados, municípios, FIFA e COI para não haver dispersão nos trabalhos.

O ministro enfatizou para a platéia que o momento é combater os estereótipos brasileiros no exterior. "É hora de mostrar um país que se reinventa, o Brasil é muito mais do que futebol e Carnaval". Segundo ele, a função da Embratur é projetar a imagem do Brasil interna e externamente. O ministério pretende aprofundar o Plano Aquarela até 2020 e suas respectivas modificações e readequações. "Vamos continuar caminhando pois as desigualdades e os desafios regionais são enormes", finaliza.

veja também