Ministro participa de formatura de 1,3 mil trabalhadores do turismo

Ministro participa de formatura de 1,3 mil trabalhadores do turismo

Atualizado: Quinta-feira, 30 Julho de 2009 as 12

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, e o secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, entregaram nesta quinta-feira, 29 de julho, no Centro de Convenções de Recife (PE), certificados de conclusão de curso a 1,3 mil pessoas que participaram do programa de qualificação Bem Receber. Criado pela secretaria estadual de Turismo, o programa prevê o treinamento de mais 13,5 mil pessoas até dezembro. Alunos de 17 municípios pernambucanos fizeram parte da primeira turma. "Além de melhorar o atendimento ao turista, esse curso dá mais autonomia e segurança aos profissionais", disse o ministro. "Com acesso ao conhecimento, surgem as oportunidades para que cada um passe a fazer parte do universo de mais de seis milhões de pessoas que trabalham no turismo brasileiro."

O curso, que tinha disciplinas de empreendedorismo, noções de turismo e qualidade no atendimento, foi aberto tanto aos trabalhadores quantos aos empresários do turismo. O secretário Silvio Costa Filho pretende formar 50 mil pessoas até a Copa de 2014. "Precisamos estar prontos para atender com qualidade a demanda turística crescente", afirmou. Aluno do Bem Receber, o comerciante Leonardo Ribeiro, do município de Santa Maria da Boa Vista, descobriu durante as aulas que poderia ampliar o espaço de sua empresa, o Bar do Léo. “Quando entendi a importância do bom atendimento, percebi que minha clientela só iria aumentar", disse.

Os cursos foram ministrados por computador, de acordo com a disponibilidade de tempo dos alunos. O controle de presença e o monitoramento das tarefas proposta também eram feitos a distância. Mas, ao final de cada módulo, os alunos se reuniam em suas cidades para seminários presenciais. A flexibilidade proporcionada pelas aulas por computador permitiu que mais gente fizesse o curso. "Como trabalho das 22h às 6h, estudava à tarde", disse o recepcionista de hotel Antônio Avelino, de Caruaru.

Iniciativas de qualificação de mão de obra como a do governo de Pernambuco são complementares às do Ministério do Turismo. Em agosto, terão início as aulas piloto de espanhol e inglês nas cidades do Rio de Janeiro e Salvador para trabalhadores que lidam diretamente com os turistas, como garçons, taxistas, policiais das delegacias de turistas e recepecionistas. Nos próximos meses, os cursos serão estendidos às outras dez cidades-sede da Copa de 2014. O Ministério pretende capacitar 306 mil profissionais até 2014.

veja também