Ministro traz mensagem de otimismo no Salão do Turismo

Ministro traz mensagem de otimismo no Salão do Turismo

Atualizado: Quinta-feira, 2 Julho de 2009 as 12

O ministro do Turismo, Luiz Barretto participou nesta quarta-feira, dia 1º, da abertura da 4ª edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, em São Paulo - e demonstrou tranquilidade em relação aos desafios enfrentados pela atividade atualmente no País.

Os impactos negativos da crise econômica e da Gripe A na realidade atual do turismo brasileiro foram minimizados pelo ministro. Sobre os dois temas, que tem preocupado o setor e tem sido assunto constante em debates, Barretto garantiu que o Brasil está preparado para enfrentá-los e superá-los em breve.

Em entrevista coletiva, o ministro afirmou que a gripe e qualquer evento dessa natureza atrapalha o turismo, mas que o Brasil não sente grande impacto se comparado a países como México, Argentina e Chile. "Trata-se de um problema que temos que trabalhar com bom senso, cautela e tranqüilidade, mas tenho certeza que o Brasil superará da melhor maneira possível. Acredito muito nas autoridades sanitárias brasileiras, que tem feito um grande trabalho", disse.

Barretto lembrou que o no inverno há um risco maior de resfriados, mas isso não afeta gravemente o País, já que o Brasil não é um dos países de 'gripe sustentada', onde a gripe circula e é transmitida por todo o território. Os casos relatados no Brasil ocorreram com pessoas oriundas de outras regiões.

A própria ascensão da gripe nos países vizinhos, como a Argentina, pode alavancar o turismo domestico no País. Destinos brasileiros, como Gramado e Campos do Jordão, que concorrem diretamente com produtos sul americanos podem receber mais visitantes. "A criatividade e o empenho da indústria turística brasileira vai fazer com que o País suporte e supere essa fase. Estamos crescendo no mercado doméstico e isso é importante", disse.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também