Ministros do Turismo e da Cultura discutem aproximação das áreas

Ministros do Turismo e da Cultura discutem aproximação das áreas

Atualizado: Quinta-feira, 27 Agosto de 2009 as 12

A relação entre turismo e cultura foi tema de debate em Brasília na última terça-feira, 25 de agosto. A 7ª Reunião do CNPC (Conselho Nacional de Política Cultural), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, contou com a presença de gestores públicos e representantes da sociedade civil organizada, além dos ministros Juca Ferreira (Cultura) e Luiz Barretto (Turismo).

Durante o encontro, os ministros de Estado discutiram maneiras de estreitar os laços entre as áreas e as parcerias já existentes. Uma delas é o Programa de Qualificação de Museus, que busca incrementar o turismo no País a partir da valorização da diversidade cultural brasileira. No passado, dez museus receberam investimentos na ordem de R$ 2 milhões.

Segundo o ministro Luiz Barretto, "O casamento entre turismo e cultura é natural, mas temos que trabalhar para que ele tenha continuidade e dê bons frutos". Para o ministro, a idéia do trabalho conjunto pretende não apenas melhorar a estrutura dos atrativos culturais brasileiros, mas também incentivar os turistas a permaneceram por mais tempo nessas cidades.

A Copa do Mundo de 2014 também entrou na pauta da reunião. Barretto sugeriu ao ministro Juca Ferreira, que o Ministério da Cultura participe das discussões e do grupo interministerial de trabalho criado com o objetivo de preparar o País para o Mundial. Para o ministro Barretto, "a Copa é uma grande oportunidade para o Brasil e também será um legado importante para a cultura".

veja também