Monte Verde: destino ideal para uma Páscoa farta e saborosa

Monte Verde: destino ideal para uma Páscoa farta e saborosa

Atualizado: Sexta-feira, 27 Março de 2009 as 12

Há mais de vinte anos os paulistanos comemoram o aniversário da cidade com um bolo gigante. Quando São Paulo fez 454 anos, por exemplo, o bolo mediu 454 metros e foi servido para mais de 9 mil pessoas. Inspirado no sucesso da iniciativa, Monte Verde, estância turística do Sul de Minas que fica a 166 km de São Paulo, prepara, pelo segundo ano consecutivo, um bolo com receita para entrar no roteiro de atrações turísticas da Páscoa. O evento é promovido pela Associação de Hotéis e Pousado de Monte Verde (AHPMV) e conta com a participação de 50 voluntários, entre hoteleiros e comunidade. Em 2008, no domingo de Páscoa, um bolo de chocolate de 45 metros foi degustado por mais de 2 mil pessoas. Este ano o bolo deve chegar a 46 metros e são esperadas 2 mil e 500 pessoas para saboreá-lo.

Além desta delícia gastronômica, outras atrações esperam os visitantes que escolherem Monte Verde para passar o feriado de Páscoa. A vila oferece prazeres para quem só quer fazer uma boa caminhada, namorar à beira da lareira, cavalgar com as crianças e também para os adeptos do montanhismo e de esportes radicais como rappel e trilhas de quadriciclo.

Gustavo Arrais, secretário de Turismo e diretor da AHPMV, afirma que Monte Verde está preparada para receber os visitantes na Semana Santa. “Temos 174 hotéis e pousadas. Isso permite à vila receber bem tanto casais, famílias com filhos e pessoas de todas as faixas etárias e estilos de vida, desde idosos a naturalistas”, diz Gustavo.

Onde se hospedar

No site www.monteverde.org.br é possível conferir alguns pacotes preparados especialmente para o feriado de Páscoa. Dentre eles, uma das opções é o Hotel Cabeça de Boi. Para a ocasião, os pacotes oferecidos pelo hotel são de 3 noites, com entrada no dia 9 e saída no dia 12 de abril. Ele inclui pensão completa (café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e sopa), passeios por trilhas, arborismo, pista de patinação ecológica, city tour e monitoria. O pacote mínimo, em um apartamento para duas pessoas, sai por R$ 1.542,00 e o máximo, em um chalé para 4 pessoas, sai por R$ 3.900,00. O tarifário completo pode ser acessado através do site www.hcboi.com.br . 

Sobre Monte Verde

Distrito da cidade mineira de Camanducaia, Monte Verde caracteriza-se pela combinação de um clima frio e romântico com preservação ecológica e esportes de aventura. Bastante procurada principalmente no inverno, quando as temperaturas ficam em torno de 5°C, Monte Verde conta com excelente infra-estrutura hoteleira - cerca de 150 hotéis e pousadas –, restaurantes que servem desde a mais tradicional cozinha mineira até pratos da culinária contemporânea e típicos do inverno, como foundue, um centro comercial movimentado e atividades como caminhadas, rappel, arborismo, rafting, motocross, cavalgadas etc. Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, a estância fica a mais de 1.500 m de altitude, está a 167 km da capital paulista, 420 km do Rio de Janeiro e a 456 km de Belo Horizonte. Veja mais sobre Monte Verde em www.monteverde.org.br .

Sobre a AHPMV

Criada há cinco anos, a Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde reúne estabelecimentos com serviços de excelência garantida e que são avalizados pelo selo de qualidade “Plátano de Ouro”. Com sede ao lado do portal de entrada de Monte Verde, possui equipe de profissionais capacitados para atender aos turistas com informações sobre hospedagens e dicas de lazer. A AHPMV publica também a revista Divirta-se em Monte Verde, guia turístico gratuito que pode ser retirado na sede da associação, nos estabelecimentos associados ou no site www.monteverde.org.br .

veja também