Monte Verde, em Minas Gerais, completa 61 anos de charme

Monte Verde, em Minas Gerais, completa 61 anos de charme

Atualizado: Terça-feira, 30 Novembro de 2010 as 1:05

Na última segunda-feira, Monte Verde comemora oficialmente os 61 anos de sua fundação. Para marcar a data, o Guia Monte Verde (www.guiamonteverde.com.br) lança esta semana uma exposição virtual de fotos históricas que ilustra a evolução da vila desde a sua origem, em 1950, até os dias atuais. Reproduções de revistas antigas e fatos curiosos contribuem para contar a história da pequena fazenda que cresceu até se tornar um próspero destino turístico.

Nos últimos anos, enquetes promovidas pelo "Guia 4 Rodas" deram a Monte Verde os títulos de "Melhor Destino de Inverno" e "Melhor Destino Romântico do Brasil". Para a pequena vila mineira, que na década de 80 ainda era conhecida por poucos e nem sequer aparecia nos mapas, foi uma rápida trajetória até se tornar um dos mais famosos e procurados destinos do Brasil.

A comparação com Campos do Jordão sempre foi inevitável: situada no cume da Serra da Mantiqueira e próxima de sua vizinha paulista, a vila possui o mesmo clima frio e o mesmo estilo europeu que atrai tantos turistas. Por esse motivo, durante muito tempo Monte Verde foi considerada uma "nova Campos do Jordão". Mas o caminho que ela seguiu foi bem diferente.

Escondida entre as montanhas e com acesso difícil por terra (a estrada só foi asfaltada no fim dos anos 80), a pequena vila cresceu devagar e pouco mudou durante décadas.

Em nome da tranquilidade, por muito tempo os próprios moradores preferiram que as ruas e a estrada permanecessem de terra, o que acabou contribuindo para a preservação do meio ambiente e das belezas naturais da região. Na década de 90, o aquecimento do turismo levou a um crescimento inevitável: hoje o acesso é fácil e a vila conta com uma ampla infraestrutura turística. Mas Monte Verde continua sendo um refúgio para quem busca a tranquilidade, a beleza natural e o clima romântico das montanhas.

A exposição virtual de fotos históricas e reportagens antigas, além de informações turísticas detalhadas, estão disponíveis no Guia Monte Verde: www.guiamonteverde.com.br

veja também