Monte Verde: um destino de e para se apaixonar.

Monte Verde: um destino de e para se apaixonar.

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

Cercada por montanhas da Serra da Mantiqueira, a pequena Monte Verde, a 125 quilômetros de São Paulo, encanta de imediato os milhares de turistas que aparecem por lá aos finais de semana e feriados.  Menos badalada do que a cidade paulista de Campos do Jordão, é o destino ideal para quem procura tranquilidade ou deseja estar em contato com a natureza.

O vilarejo, que fica no distrito mineiro de Camanducaia, tem a economia voltada para o turismo. São mais de 190 hotéis e pousadas, cerca de cem restaurantes, lojinhas de artesanato e opções de lazer de ecoturismo.

Com ares europeus e temperaturas baixas, muitas vezes negativas, a cidade ganha um destaque muito maior no inverno. Os hotéis têm ocupação máxima e a principal avenida fica lotada de carros e turistas. Afinal, comer fondue, tomar chocolate quente, relaxar na frente da lareira são atividades muito mais prazerosas no frio.

ROMANCE

Apesar de Monte Verde ser um destino atraente para crianças e famílias, os casais encontram na região um lugar especial para namorar ou passar a lua de mel. As pousadas investem no clima romântico, com grandes camas de casais, lareira e hidromassagem.  Ao cair da noite, os restaurantes mantém a luz baixinha, para um jantar à luz de velas.

AVENTURA

Privilegiada por picos mais de dois mil metros, o destino é bastante procurado para a prática de esportes de ecoturismo. As muitas trilhas da região podem ser percorridas a pé, a cavalo, de mountain bike, quadriciclo, jipe (veja agências no fim da matéria). É escolher o seu meio de transporte e se aventurar.

Se você gosta de boas caminhadas, para aproveitar a paisagem e respirar o ar puro da região, algumas trilhas são fáceis de serem percorridas e não precisam de guias. A do Bispo do Chapéu ou a da pedra Redonda podem ser completadas em menos de uma hora e, ao final, dá para sentar na pedra e admirar a bela vista. Tome cuidado com o tempo chuvoso, pois as pedras ficam bem escorregadias e a lama toma conta do caminho.

Outro passeio divertido é o arvorismo e a tirolesa no Espaço Adélia. São cinco níveis de obstáculos montados sobre os pinheiros. No mês de julho, é possível fazer o percurso à noite, no escuro da mata. No local, também há também uma tirolesa de 150 metros. O preço para o arvorismo é de R$ 30, por pessoa, e da tirolesa, R$ 25.

VÔO PANORÂMICO

A paisagem da Serra da Mantiqueira fica ainda mais exuberante quando vista do alto. Do aeroporto da cidade, podem ser feitos voos panorâmicos de monomotor.  Com durações diferentes, eles podem sobrevoar apenas a cidade de Monte Verde ou ir até a Cachoeira dos Pretos, em Joanópolis, ou a Campos do Jordão, a cerca de 100 quilômetros.

COMPRAS

No centrinho de Monte Verde existem várias lojinhas de malhas artesanais para quem quiser renovar o armário de inverno. Para enfeitar a casa, você encontra capas de almofadas, tapetes de tear, colchas de patchwork, bonecas de pano. E quem quiser levar os sabores da cidade, encontra chocolates, doces e licores caseiros à venda.

GASTRONOMIA

A vila de Monte Verde conta com boas opções para os bons de garfo. Quem gosta de comida mineira, encontra pratos bem preparados na cidade. O destaque, entanto, é para a truta e o fondue.  O peixe é a estrela principal das três unidades do restaurante Paulo das Trutas, que conta com um viveiro na casa. Para quem optar pelo fondue, o Mont Vert é um dos que servem a iguaria em rodízio (queijo, carnes e chocolate). É de dar água na boca!

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições