Mostra reúne filmes alemães inéditos no Brasil

Mostra reúne filmes alemães inéditos no Brasil

Atualizado: Segunda-feira, 26 Setembro de 2011 as 9:10

O Club Transatlântico promoverá sessões gratuitas com o melhor do cinema alemão contemporâneo. Em parceria com o Goethe-Institut e com a curadoria de Wiebke Habicht, as exibições destacam as principais produções da última década, com filmes premiados e inéditos no Brasil. As sessões acontecem todas as quartas-feiras, às 20h. A pipoca também é uma cortesia do clube.

Confira a programação:

28 de setembro – O segundo sonho (Der Zweite Traum– Alemanha, Brasil, 2008)

Em 2007, o diretor alemão Christoph Schlingensief aceita o convite do Goethe-Institute e remonta a ópera O Navio Fantasma (Le Vaisseau Fantôme), de Richard Wagner, no Teatro Amazonas, em Manaus. O cineasta Lennart Laberenz acompanhou Schlingensief pelos dois meses que a companhia esteve no Brasil e registrou de perto todo o processo de criação do ator ao lado da equipe.

05 de outubro – Saudade (Sehnsucht - Alemanha, 2006)

Markus e Ella são casados e vivem num vilarejo próximo a Berlim. Ambos se amam desde criança e parecem ser inseparáveis, como se fossem irmãos. A relação do casal aparenta ser tão feliz que alguns os encaram com certo espanto e desconfiança. Um dia, Markus faz uma viagem de negócios e, depois de uma noite de bebedeira, acorda no apartamento de outra mulher sem lembrar do que aconteceu. Seus esforços para contruir sua memória o levam a uma trama trágica e passional.

19 de outubro – O Silêncio (Das Letzte Schweigen – Alemanha, 2010)

Em um dia quente de verão, uma bicicleta é encontrada num campo de trigo, no local exato de um assassinato cometido há 23 anos. Naquele tempo, uma garota chamada Pia foi estuprada e morta ali em um crime não esclarecido. Mais de duas décadas depois, Sinikka, de 13 anos, está desaparecida. Enquanto o investigador do antigo caso e um colega mais jovem começam a busca, os pais de Sinikka mergulham num período agonizante de espera e incerteza. O calor do verão envolve a casa modesta da família como uma redoma, e por trás das portas, mundos antes intactos começam a desmoronar.

26 de outubro – Entardecer (Nachmittag - Alemanha, 2007)

Irene, atriz de teatro, vai para sua casa no lago nas proximidades de Berlim, onde moram seu irmão mais velho e seu filho Konstantin. Um cenário aparentemente poético esconde os verdadeiros desejos e identidades dos personagens. Uma atmosfera de cansaço, tristeza e de desilusão paira sobre as cenas cotidianas. Adaptação livre para o cinema da peça teatral “A Gaivota”, do aclamado escritor russo Anton Tchekhov (1860-1904).

Cinema Alemão Contemporâneo. Todas as quartas-feiras, às 20h. Club Transatlântico, Rua José Guerra, nº 130, Chácara Santo Antônio, Santo Amaro (próximo à estação Granja Julieta da CPTM). Entrada gratuita com distribuição de pipoca. Estacionamento no local a R$ 10,00. 2133-8603 ou www.clubtransatlantico.com.br

veja também