Movimento em aeroportos deverá ser 14% maior no feriadão

Movimento em aeroportos deverá ser 14% maior no feriadão

Atualizado: Sexta-feira, 29 Outubro de 2010 as 12:58

A Infraero, em parceria com a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Defesa (SAC/MD) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai intensificar o monitoramento em 67 aeroportos com o objetivo de assegurar que passageiros e eleitores se desloquem normalmente durante as eleições e o feriado do Dia de Finados (2/11). A expectativa é de que entre quinta (28/10) e quarta-feira (3/11), o movimento de passageiros seja 14% maior em relação ao mesmo período de 2009.

Para isso, nesse período a Infraero implementará seu plano de contingenciamento. Essas ações, implantadas em situações especiais, como as eleições e os feriados prolongados, incluem readequação das escalas de folga de seus funcionários e reforço nas equipes de manutenção e limpeza dos aeroportos. Além disso, a empresa conta com o trabalho do Núcleo de Acompanhamento e Gestão Operacional (Nago), que também monitora a movimentação de passageiros e aeronaves.

Postos de justificativa

Neste segundo turno, dezesseis aeroportos da Rede Infraero contarão com postos de justificativa eleitoral. As instalações dessas unidades foram definidas e realizadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de cada estado, cabendo a eles os esclarecimentos sobre os procedimentos de justificativa eleitoral e possíveis alterações deste planejamento. Veja abaixo a relação de aeroportos que contarão com os postos dos TREs:

Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek; Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre; Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas; Aeroporto Internacional de Confins/Tancredo Neves; Aeroporto Internacional de Belém/Val de Cans; Aeroporto Internacional de Salvador/Dep. Luís Eduardo Magalhães; Aeroporto de Goiânia/Santa Genoveva; Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Sales; Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz; Aeroporto Internacional de Fortaleza/Pinto Martins; Aeroporto Internacional de Natal/Augusto Severo; Aeroporto Internacional de São Luís/Marechal Cunha Machado; Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho; Aeroporto Internacional de S. José dos Pinhais/Curitiba - Afonso Pena; Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas; Aeroporto Internacional de Várzea Grande/Cuiabá – Marechal Rondon.

veja também