MTur e Infraero disponibilizam novo serviço aos usuários

MTur e Infraero disponibilizam novo serviço aos usuários

Atualizado: Terça-feira, 8 Junho de 2010 as 10:54

Desde a última quarta-feira, os passageiros que chegarem aos aeroportos internacionais de São Paulo/Guarulhos e do Rio de Janeiro/Galeão poderão obter informações turísticas, pelo celular, sobre a cidade visitada. O MTur, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), desenvolveu um aplicativo que permite acesso rápido a informações sobre patrimônio e arquitetura, atrações culturais e ao ar livre, lazer e compras. Além disso, o guia disponibiliza fotos e rotas de acesso por meio do Google Maps, no qual o visitante poderá identificar os atrativos mais próximos.

Totens informativos serão instalados nas salas de desembarques internacionais dos aeroportos - nos idiomas inglês e espanhol - para auxiliar os estrangeiros sobre como instalar e utilizar a ferramenta. Para modelos iPhone, o aplicativo deverá ser acessado pela Apple Store; já os celulares com tecnologia Java poderão baixar as informações via página Wap (Internet do celular). A tecnologia está disponível em português, inglês e espanhol e, além de todas as informações sobre o destino, o turista estrangeiro também terá um guia de conversação disponível para auxiliá-lo na comunicação em português. A ferramenta poderá ser acessada gratuitamente pela rede sem fio disponibilizada pela Infraero nos principais aeroportos brasileiros.

Até o dia 12 de junho, a tecnologia também estará disponível nos aeroportos de Brasília, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte, Manaus, Fortaleza, Recife e Florianópolis. Até agosto, serão contemplados ainda os aeroportos de Cuiabá, Natal e Curitiba. "A iniciativa é um ótimo serviço para o turista, para o passageiro, porque vai oferecer conteúdo com qualidade", destacou o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza.

"O uso das novas tecnologias é um aliado importante para melhorarmos os serviços prestados aos turistas, com rapidez e qualidade de informação. Além disso, contribui para reforçar a imagem do Brasil como um País moderno", afirmou o ministro do Turismo, Luiz Barretto.

Além de apresentar aos visitantes a diversidade cultural e natural dos destinos brasileiros e reforçar a imagem do Brasil como um destino moderno, o objetivo é facilitar a estadia do estrangeiro no país, desde a chegada ao aeroporto, e ampliar a visibilidade do Brasil como destino turístico global. O visitante também poderá baixar a ferramenta antes da viagem, ainda em seu País, via Internet, pelo endereço www.embratur.gov.br/mobile ou pelo seu computador, pelo endereço www.braziltour.com/mobile.

veja também