Museu do Futebol (SP) abre nova exposição sobre coleções

Museu do Futebol (SP) abre nova exposição sobre coleções

Atualizado: Terça-feira, 26 Maio de 2009 as 12

A exposição "Mania de Colecionar" do Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu (SP), tem agradado a todos que a visitam. Com mais de cinco mil peças, entre camisas de times de todo o Brasil, botões de coleções clássicas e flâmulas das décadas de 50 e 60, a mostra fica em exibição até agosto.

A escolha dos objetos foi realizada a partir da plasticidade, diversidade de formas geométricas, cores, estampas, figuras e tipografias de cada época. A seleção mostra os critérios e as manias dos colecionadores de torcer e guardar lembranças que remetam ao mundo da bola.

Cada uma das seções da mostra - Camisas, Flâmulas e Botões - é acompanhada por textos que tiveram a colaboração dos escritores e críticos de futebol Marcelo Rubens Paiva, Marcelo Duarte e José Renato Santiago.

A seção dos 5 mil botões, divididos nas categorias profissionais e lúdicos, exibe a arte do futebol de mesa ou botão, como é conhecido. Os visitantes podem testar suas habilidades, aprender técnicas ou conhecer diversos tipos de materiais utilizados na confecção de botões: acrílico, chifre de boi, resina, baquelite, casca de coco, entre outros. Algumas peças são do acervo do presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa, José Farah, que emprestou sua coleção para homenagear o jogo que marcou sua infância.

Quatro vídeos completam a exposição. O primeiro é uma simulação, narrada pelo jornalista Paulo Bonfá, de trechos da final da Copa de 70, Brasil e Itália, apresentados num jogo de botão que rememora a partida. O segundo apresenta o processo industrial de fabricação dos botões; já em dois outros vídeos, colecionadores e botonistas dão depoimentos sobre a mania de colecionar e a paixão pelo futebol de mesa.

O Museu do Futebol é uma organização social vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado e já atraiu mais de 210 mil pessoas.

Serviço

Exposição Mania de Colecionar

Até 16 de agosto

Museu do Futebol

Local: Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n)

Preço: R$ 6 (R$ 3 a meia entrada para estudantes e idosos)

Entrada gratuita às quintas-feiras

Horário: das 10h às 18h

Bilheteria: das 10h às 17h

Site: www.museudofutebol.org.br

Telefone: (11) 3663-3848

veja também