Museu do Futebol tem programação especial para o mês das crianças

Museu do Futebol tem programação especial para o mês das crianças

Atualizado: Quarta-feira, 7 Outubro de 2009 as 12

O Museu do Futebol - instituição do Governo do Estado de São Paulo, localizado no Estádio do Pacaembu - comemora o Dia das Crianças com programação diferenciada ao longo do domingo, dia 11. Para fechar as comemorações infantis, no dia 30, o Cinema no Museu exibe ''O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias'', de Cao Hamburguer.

Durante o dia 11, na Grande Área (hall de entrada), os visitantes podem jogar o Super Técnico, atividade desenvolvida pelos educadores do Museu e que alia futebol de botão ao tradicional Super Trunfo. O objetivo é identificar as qualidades dos jogadores que estão em evidência no futebol mundial e permitir que o visitante atue na posição de técnico.

Na Sala Osmar Santos, o Jogo de Camisas propõe aos visitantes reflexões sobre a história do futebol e curiosidades relativas aos times nacionais e internacionais, através de um jogo de perguntas e respostas. Conduzida pelos educadores, a garotada une peças magnetizadas para descobrir os times e montar as camisas oficiais.

O autor Caio Nascimento conta a história Perna de Pau, o garoto que jogava mal, criada pelo Núcleo Educativo do Museu, no Auditório Armando Nogueira, às 14h30. A narrativa gira em torno de um menino que não era bom de bola e passava suas tardes na frente da televisão. Caio apresenta aos visitantes a personagem ''Dona História'', que entra em cena, como em um sonho do protagonista, para relembrar os principais acontecimentos do futebol.

Ao longo do dia, ainda, dois atores interpretam personagens que interagem com o público: um torcedor fanático e um juiz clássico recordam e brincam com características das personagens e memórias do futebol.

No dia 30, sexta-feira, o Cinema no Museu apresenta ''O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias''. Lançado em 2006, o longa ambientado na década de 70, é sobre Mauro, de 12 anos, que vê sua vida mudar quando seus pais saem de férias de forma inesperada e o deixam na casa do avô. Apesar de sentir a falta de sua família, o menino se diverte acompanhando os passos da seleção brasileira de 1970 e vibra com a conquista da Copa do Mundo. Depois da exibição gratuita, o diretor, Cao Hamburguer, e a produtora de arte do filme, Tatiana Stepanenko, batem um papo com o público.

Os pais ainda têm a oportunidade de compartilhar com seus filhos a exposição Mania de Colecionar, a primeira concebida pelo Núcleo de Conteúdo do Museu. São mais de cinco mil objetos, entre peças de futebol de botão, camisas e flâmulas cedidas por colecionadores de todo o país. Sucesso de público, a mostra fica em cartaz somente até dezembro.

Sobre o Museu do Futebol - o Museu do Futebol é uma organização social vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado. Sua realização se deu com recursos do próprio Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Esportes e da São Paulo Turismo – a partir do projeto concebido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com Telefônica, AmBev, Visanet, Santander e Rede Globo, sob os auspícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Programação completa:

Dia das Crianças

Data: 11/10, domingo

Local: Museu do Futebol (Praça Charles Miller, s/n)

Atividades ao longo do dia

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

Data: 30/10, sexta-feira

Local: Auditório Armando Nogueira (Museu do Futebol – Praça Charles Miller, s/n)

Sessão: 18h30 (duração: 110 min)

Bate-papo: com Cao Hamburger e Tatiana Stepanenko

Site: www.museudofutebol.org.br .

Telefone: (11) 3663-3848

*Entrada gratuita para a sessão de cinema e com distribuição de senhas 30 minutos antes.

Conheça um pouco mais sobre o Museu do Futebol e a programação completa no site www.museudofutebol.org.br  .

veja também