Natureza exuberante e outras diversidades na Serra da Canastra

Natureza exuberante e outras diversidades na Serra da Canastra

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:29

  Poucos lugares conseguem unir tantos atrativos naturais e culturais como o Parque Nacional da Serra da Canastra, localizado no sudoeste de Minas Gerais. Seu entorno, composto pelos municípios de São Roque de Minas, Vargem Bonita, São João Batista da Glória, Sacramento,Delfinópolis   e Capitólio   - sendo estes dois últimos os mais famosos –, é ideal para quem gosta de gastronomia, arte, cultura e principalmente viagens na natureza.

Quem chega, logo se depara com a belíssima paisagem, formada por dois maciços em formato de platô que se erguem paralelos, com altitudes que variam de 700 a 1.496 metros – o da Canastra e o Chapadão da Babilônia -, com as diversas nascentes, cachoeiras e uma vegetação composta de campos floridos e ainda trechos de Mata Atlântica e Cerrado.

As principais quedas d’água são a do Casca D’anta, com seus 200 metros de altitude, a do Fundão e a do Jota, ideal para um banho. Outro passeio imperdível é até a parte alta do Parque Nacional, onde está a nascente do rio São Francisco, que se dá em um brejo pouco antes de formar a impressionante queda d’água conhecida como Casca D’anta.

A diversidade está presente também na fauna. Animais ameaçados de extinção como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e o pato-mergulhão encontram no Parque um refúgio e convivem harmoniosamente com seriemas e veados-campeiros.

Para quem aprecia a cultura da vida ao ar livre, nada melhor do fazer caminhadas para observação de animais, bóia-cross ou experimentar um circuito de arvorismo.

A cultura, a arte e a gastronomia da Serra da Canastra também cativam os visitantes. Os artesãos locais produzem com esmero peças decorativas e de cunho religioso. Já a iguaria mais típica e preciosa é o queijo Canastra, de textura firme e levemente picante, registrado em 2008 como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Feito artesanalmente a partir do leite de vaca cru, é produzido há mais de 200 anos da mesma forma e apresenta sabor e qualidade incríveis, graças sobretudo ao clima serrano.

Visitar a região é um programa interessante durante todo o ano, mas é no mês de setembro que acontece a festa do queijo da Serra da Canastra, que atrai centenas de pessoas à cidade de São Roque de Minas. Na ocasião é possível votar no melhor queijo e aprender tudo sobre a história desta tradição.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições