Navegantes (SC) oferece turismo cultural e belas praias

Navegantes (SC) oferece turismo cultural e belas praias

Atualizado: Terça-feira, 31 Março de 2009 as 12

Navegantes é bonita por natureza, banhada pelo oceano Atlântico e pelo rio Itajaí - Açú é cercada de montanhas e vizinha de um dos maiores parques temáticos da América Latina, o Beto Carrero World.

Voltada para o mar, a cidade de Navegantes é sede de uma das maiores festas do Estado: a de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira dos pescadores do sul do Brasil. Destaque para as várias indústrias de pescado. Navegantes é o terceiro maior centro pesqueiro da América Latina, o primeiro do País e sedia a maior empresa brasileira de pescado, a FEMEPE. O município conta com 40 estaleiros grandes e pequenos e já foi o segundo maior parque de construção naval do Brasil.

Navegantes é mais conhecida por seu aeroporto, o segundo maior do Estado, de onde decolam mais de 20 vôos diários, possibilitando conexões para todo o País e o Exterior.

Navegantes tem praias atraentes, como a do Gravatá, de grande beleza natural, procurada principalmente por idosos e onde existe uma colônia alemã, e as do Centro e Meia Praia, que na verdade é uma praia só com dois nomes, concentrando quiosques e restaurantes à beira-mar. Além disso, seguindo os costumes e tradições dos antepassados açorianos, vários grupos folclóricos mantêm vivos costumes como o do Boi-de-Mamão, o Pau-de-Fita, a Quadrilha e o Terno de Reis.

A cidade também é sede de campeonatos de surf, na praia do Molhe. O vôlei marca presença nas areias e, no céu, vale conferir o desempenho dos praticantes de vôo com parapente e asa-delta. Mas é a Festa da Padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes, que mais atrai turistas para a cidade. Todos os anos, dezenas de embarcações, com decoração de gala, participam de uma fascinante procissão fluvial pelo Rio Itajaí-Açu, que termina no Santuário de Nossa Senhora de Navegantes.

Vizinha a Itajaí, a cidade de Navegantes oferece uma boa infra-estrutura turística, com muitas casas de veraneio, pousadas e outras formas alternativas de hospedagem. Também há bons restaurantes, especializados em frutos-do-mar.

Atrações turísticas

Praias

Gravatá

Meia Praia

Central

Com águas limpas, próprias para o banho e prática de esportes aquáticos e pesca.

Farol da Barra

Como é conhecido, foi construído entre 1930 e 1938, faz-se necessário para proteger o canal do rio que fica livre para o acesso das embarcações.  

Morro da Pedra

Rampa natural para prática de vôo livre e trilhas ecológicas. Indicado principalmente para quem aprecia o turismo ecológico e de aventura. Localizado em Escalvados, zona rural do município, o Morro da Pedra oferece uma visão privilegiada de toda a região está estruturado com rampas para vôos de asa delta e parapente.

Avenida Beira Mar

Com amplo calçadão, é um excelente local para passeio turístico e pratica de caminhadas. Atrai vários visitantes pela proximidade dos navios que entram e saem e pela visão privilegiada do mar.  

Píer turístico

Recentemente inaugurado, o píer, localizado nos fundos da prefeitura, é um grande atrativo. As pessoas visitam o local para pescar ou apreciar a bela visão do Rio Itajaí- Açu ou utilizar a rampa de atracação de pequenas embarcações.

História & Cultura

O primeiro morador de Navegantes, segundo os historiadores, foi João Dias Darzão, que veio de São Fransisco do sul para se estabelecer na foz do rio Itajaí-açú, frente a confluência do Itajaí-mirim, no lugar que antigamente chamava-se Fundadouro. Em 1715, Manuel Gonçalves de Aguiar,Percorrendo as costas catarinenses, afim de fazer um levantamento, para a fundação de novas povoações, refere-se a João Dias como já tendo abandonado as suas terras em virtude da pobreza da região em metais preciosos.

Foi em 16 de setembro de 1906, que os moradores fizeram seus primeiros movimentos, com abaixo assinados, para que a municipalidade desse um nome exato ao arraial,que até então, chamava-se "outro lado" ou povoado de santo Amaro. Fato que permaneceu até o ano de 1912. Como o arraial era habitado em sua maioria por Navegantes, o conselho Municipal deu o nome oficial ao arraial de Navegantes , em 17 de Dezembro de 1912.

Em 1962 , Navegantes conquistava sua emancipação Política e administrativa. A partir daí passou a ter vida própria e hoje é um dos municípios mais prósperos da foz do Rio Itajaí. Nestes 40 anos, a cidade que tinha uma praia quase desconhecida, está entre os balneários mais badalados da região.

Outro destaque fica por conta da indústria pesqueira, que hoje emprega mais de 60 por cento dos navegantinos , além é claro da construção naval que tem a mão de obra mais especializada do Brasil.

Como Chegar  

De Carro:

O acesso pelo sul e pelo norte é a BR-101, que é ligada a Navegantes pela SC-470. Outro acesso é via Itajaí, de ferry-boat.

De Avião:

Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder

É o segundo maior do Estado possui um papel fundamental no desenvolvimento econômico e turístico de Santa Catarina, em especial do Vale do Itajaí . A movimentação média é de 50 mil passageiros por mês.

Ecoturismo & Natureza

Pedra da Miraguaia

Viveiro natural de marisco. Atrai muitos amantes da pesca de arremesso durante todo o ano.

veja também