Norte de Portugal é novo alvo dos agentes de turismo brasileiros

Norte de Portugal é novo alvo dos agentes de turismo brasileiros

Atualizado: Quinta-feira, 4 Junho de 2009 as 12

A região norte de Portugal foi definida como o novo alvo de investimentos pelos agentes de turismo brasileiros durante a 18ª Convenção Internacional da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), em Lisboa.

O encontro anual reuniu 85 profissionais do setor para uniformizar as linhas de ação no intercâmbio Brasil-Portugal.

"O brasileiro não tem ideia de como é Portugal. Queremos mostrar que o país não é apenas Lisboa. Há novas rotas a serem descobertas, como a região da Serra da Estrela, muito pouco conhecida", disse Carlos Alberto Ferreira, presidente do Conselho Nacional da Abav, à Folha Online durante o evento.

"Queremos difundir a ideia de que, para conhecer realmente Portugal, é necessário de 10 a 15 dias, e não apenas dois, três dias, como os brasileiros estão acostumados a planejar sua viagem", completou Carlos.

Durante o encontro, que ocorreu de 25 a 31 de maio, os agentes de turismo dos 27 Estados brasileiros visitaram as regiões de Fátima, Viseu, Coimbra e Serra da Estrela, considerados destinos potenciais para atrair mais turistas.

"Vamos investir na divulgação do norte de Portugal, pois o sul, onde estão as praias, já não é mais novidade para os brasileiros, acostumados com o litoral", finalizou Carlos.

Segundo destino mais procurado

Segundo Paulo Machado, presidente da Comissão Europeia de Turismo na América Latina, desde 2007 Portugal é o segundo país mais procurado por brasileiros que viajam à Europa, perdendo apenas para a França.

"O brasileiro é o turista que mais gasta em Portugal - em média, 199 euros [R$ 548] por dia -, enquanto os turistas europeus gastam em torno de 138 euros [R$ 380]", disse Paulo.

É a terceira vez que Portugal recebe a Convenção Internacional da Abav, após as edições de 1988 e 2001.

veja também