Nova Avenida fortalece a promoção do turismo em Gramado (RS)

Nova Avenida fortalece a promoção do turismo em Gramado (RS)

Atualizado: Segunda-feira, 27 Julho de 2009 as 12

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, inaugurou nessa quarta-feira (22) a 1ª, 2ª e 3ª etapas do projeto de revitalização da Avenida Borges de Medeiros, localizada no coração de Gramado (RS). A via concentra os principais pontos comerciais da cidade, com as chocolatarias, além do Palácio dos Festivais, sede do maior evento de cinema da América Latina. É por lá também que passeiam as principais atrações dos festivais de inverno, como saxofonistas e poetas, e do Natal Luz, evento de clássicas coreografias natalinas e longas chuvas de fogos de artifício.

Para o ministro Luiz Barretto, a rua prova que Gramado é um destino “universal”, e “tem um vínculo com as raízes, a referência gaúcha, mas reúne características e atrativos dos mais diversos, fazendo de Gramado um destino sustentável durante as quatro estações”, afirmou. Ele elogiou a estrutura das atividades do turismo local e disse que a cidade é um caso de sucesso que serve de exemplo para o país.

O investimento do Ministério do Turismo no trecho remodelado (1 km) da Borges de Medeiros foi de R$ 1,82 milhão. O destaque do projeto é a eliminação das redes de fiação visíveis, através da implantação de rede de energia elétrica subterrânea. Além disso, a via foi totalmente recapeada e recebeu nova iluminação pública e cenográfica para os novos canteiros. A Avenida também ganhou novas cabines telefônicas, lixeiras e mobiliário urbano adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais. Estima-se que por esta avenida circulem 2,5 milhões de turistas, anualmente.

Segundo o prefeito da cidade, Nestor Tissot, além da avenida, o Parque dos Pinheiros também está entre os projetos prioritários da Administração Municipal em parceria com o MTur. “Este é um produto de turismo ecológico que estende a nossa temporada de verão. Nossa idéia é transformá-lo em um dos maiores complexos regionais de ecoturismo”, disse Tissot. O Ministério do Turismo já aplicou R$ 1,95 milhão no projeto de implantação de infraestrutura do parque.

ANEL VIÁRIO

Durante a solenidade, o ministro Luiz Barretto também assinou a ordem de início da construção do Anel Viário Gramadense, com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A obra ligará os bairros de Três Pinheiros e Casagrande por acesso alternativo, diminuindo o fluxo de veículos e melhorando as condições do trânsito na área central da cidade.

O secretário Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul, Heitor Gularte, afirmou que, com esta obra, “o Prodetur torna-se uma realidade para o estado”. O programa, que começou atendendo apenas a região nordeste, diversificou-se e ganhou uma linha de crédito que pode ser acessada pelos 27 estados da federação. O ministro Barretto destacou que os recursos ''irrigam obras preparatórias dos destinos para a Copa 2014 em todo o país. A relevância desses investimentos fica evidente quando lembramos, por exemplo, que Porto Alegre é um das 12 sedes e será complementada pela Serra Gaúcha''.

veja também