Novidades no Festival do Turismo de Gramado 2009

Novidades no Festival do Turismo de Gramado 2009

Atualizado: Quinta-feira, 15 Outubro de 2009 as 12

Trade, jornalistas, autoridades e outros convidados compareceram ao lançamento da 21ª edição do Festival do Turismo de Gramado, no dia 14 de outubro, às 19h30min, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. Na ocasião, foram apresentadas as principais novidades do evento (que este ano completa sua maioridade), entre elas a área denominada "Destino em Destaque", apresentando a África do Sul - sede da Copa de 2010 - e as cidades integrantes da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul, a Famurgs.

Conforme Tati Isler, relações públicas do South African Tourism - órgão de Turismo da África do Sul no Brasil, o festival será uma ferramenta para atrair visitantes e divulgar ainda mais o país. "O sul do Brasil já representa importante mercado para o destino África do Sul e a participação em um evento com o nível profissional do Festival de Gramado vai incrementar ainda mais a parceria", diz. South African Airways, o Consulado Geral da África do Sul e South African Tourism estarão presentes no espaço da África do Sul.

"Esta é uma noite de confraternização. Vamos aproveitar e trocar ideias sobre a situação do turismo", avaliou uma das diretoras do Festival, Marta Rossi. Vitrine privilegiada para mais de 2.600 marcas, esta edição reúne operadores, agentes de viagem, executivos, empresários e imprensa. Durante dois dias, de 19 a 22 de novembro, no Serra Park, cerca de 13 mil pessoas irão circular pelos 17 mil m² de feira e os 300 estandes. Já estão confirmados a presença de 30 países e praticamente todos os Estados brasileiros.

O Festival do Turismo de Gramado também será ampliado, ocupando um segundo pavilhão, de 500 m². O volume de negócios, diz a empresária, é sempre muito bom, porém não revela números. "Mais de 51% dos expositores estão com a gente durante estes 21 anos e sempre temos um aumento de 10% a 12% em cada edição", analisa Marta. O evento contará ainda com a realização de um congresso que vai propor reflexões e atitudes pró-ativas para o turismo. Destacam-se temas como neuromarketing, viagens de negócios e segmentação turística.

Nomes influentes no trade, como o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barreto Filho e a presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Solange Paiva Vieira estarão na mesa de debates.

veja também