Nunca uma cidade terá mudado tanto como o Rio em 2016, garante Nuzman

Nunca uma cidade terá mudado tanto como o Rio em 2016, garante Nuzman

Atualizado: Sexta-feira, 11 Março de 2011 as 2:25

O presidente do Comitê Organizador da Olimpíada Rio 2016, Carlos Nuzman, assegurou nesta sexta-feira em Barcelona que "nunca na história dos Jogos Olímpicos uma cidade vai conseguir mudar tanto como o Rio de Janeiro", cujo desafio é "bater" o legado de Barcelona conquistado há quase 20 anos.

Em declarações aos jornalistas no Global Sports Forum Barcelona (GSFB), congresso que reúne na capital catalã um amplo elenco de destacados atletas e personalidades ligadas ao mundo do esporte, Nuzman ressaltou que "chegou a hora de substituir Barcelona 92" como os melhores Jogos da história.

"O exemplo de Barcelona e suas mudanças foi a coragem que teve para mudar uma cidade. Mas os recordes estão para ser batidos".

Assim, o dirigente brasileiro explicou que o Rio de Janeiro "vai ser a cidade exemplo de mudança na história do movimento olímpico. Já chegou a hora de substituir a Barcelona".

Conforme admitiu, "Barcelona é muito especial" para ele, pois durante os Jogos realizados na capital catalã, quando era presidente da Federação Brasileira de Vôlei, esta seleção se proclamou campeã olímpica, o que lhe "reforçou como dirigente". "E, além disso, pertenço à torcida do Barcelona", brincou.

Nuzman participou nesta manhã das conferências do congresso, que também acolheu reuniões dedicadas aos Jogos de Inverno de Sochi 2014 e à candidatura de Barcelona para 2022.

Durante seu discurso, o dirigente brasileiro reforçou em várias ocasiões que os Jogos do Rio "serão completamente seguros", e embora a segurança apareça como um dos desafios mais relevantes, "a primeira preocupação sempre será o transporte".

"A segurança é importante, mas o legado é mais", ressaltou, apesar de matizar que "o governador do Estado admitiu que há problemas em segurança, mas que serão resolvidas".

veja também