O essencial de Brisbane, na Austrália

O essencial de Brisbane, na Austrália

Atualizado: Quinta-feira, 28 Janeiro de 2010 as 12

O essencial de Brisbane Repleta de parques, museus e ótimos restaurantes, a cidade australiana volta a atrair a atenção dos tur A capital de Queensland, Brisbane, está mais uma vez na moda. Depois do boom de desenvolvimento na década de 1970, quando muitos dos elegantes edifícios coloniais foram substituídos pela arquitetura moderna, a cidade volta a atrair investimentos - e muitos turistas.

Brisbane não é de se apaixonar à primeira vista. Porém, com alguns dias de convivência, o visitante passa a apreciá-la como se deve. A começar pelos moradores simpáticos e tão calorosos quanto o clima subtropical. Eles vão puxar papo, falar com orgulho de sua cidade e dar dicas preciosas.

Além do ótimo clima, a capital fica às margens do Rio Brisbane, tem lindos parques e áreas verdes e ótimos museus. Sem falar no diverso cenário gastronômico.

Dez programas imperdíveis que não podem faltar no seu roteiro quando visitar a cidade:

St. John’s Anglican Cathedral 373, Ann Street. Trem: Central Station

A catedral anglicana neogótica é espetacular. Ficou pronta recentemente, cerca de cem anos após o início de sua construção. Contrate um guia para fazer a visita e saber detalhes desse importante monumento.

Newstead House Newstead Park. Breakfast Creek Road, Newstead. Ônibus: 300 e 302

A casa mais antiga da cidade, situada em um parque de frente para o Rio Brisbane, foi restaurada no seu esplêndido estilo vitoriano. Ande entre os quartos, admire o gracioso exterior de 1846 e, aos domingos (entre março e novembro), aproveite para tomar o chá da tarde. O exército dos Estados Unidos ocupou a casa durante a Segunda Guerra Mundial, o que explica a existência de um memorial no subsolo.

City Hall King George Square. Trem: Roma St. Ônibus: City Circle

Entre no elevador, indique o observatório e, durante a rápida viagem até o terceiro andar, aprenda sobre a história desse edifício, que já foi o mais alto de Brisbane. Lá de cima da torre, a 92 metros de altura, aprecie uma perspectiva linda da cidade.

Museum of Brisbane City Hall King George Square. Trem: Roma St. Ônibus: City Circle

O pequeno museu no City Hall guarda a história e a essência de Brisbane com exposições temporárias. Não deixe de passar no teatro para ver um curto vídeo sobre a cidade e uma lojinha de souvenires.

Queensland Cultural Centre South Bank Parklands. Ferry: South Bank (CityCat) ou Old South Bank (Inner City Ferry). Ônibus: 100, 111, 115 e 120.

A coleção do museu é eclética: de itens sobre história natural a tanques alemães usados na Primeira Guerra Mundial. Réplica de dinossauros e outras espécies raras e o centro científico são os destaques. O local ainda tem um café e loja.

Queensland Art Gallery South Bank Parklands. Ferry: South Bank (CityCat) ou Old South Bank (Inner City Ferry). Ônibus: 100, 111, 115 e 120.

É uma das galerias mais importantes do país, com exposições de quadros e esculturas de artistas australianos modernos, além de mostras temporárias de mestres como Renoir, Picasso e van Gogh.

Roma Street Parkland Roma Street. Trem: Roma St.

Milhares de plantas, incluindo espécies nativas e importadas, foram usadas para criar o jardim subtropical do pátio da estação de trem. Faça o tour guiado para descobrir detalhes de cada espaço. O parque ainda conta com áreas para piquenique, playground e café.

Parliament House George e Alice Streets

A casa do parlamento foi encomendada quando Queensland declarou sua independência, em 1859. Mas o prédio só ficou pronto em 1868. Vale a pena fazer a visita para conhecer todos os ambientes e a história local.

River Walk Que tal um passeio pelas margens do Rio Brisbane? O calçadão interliga mais de 20 quilômetros de trilhas, pontes e parques ao longo do rio. Os melhores pontos estão perto da University of Queensland e do Orleigh Park.

The Gabba Vulture Street, Woolloongabba

Esse é o principal estádio de Queensland, palco das aclamadas partidas de rúgbi, críquete e futebol. Confira o calendário esportivo da cidade. Se não der para assistir a um jogo, faça o tour com hora marcada.

veja também