O essencial de Imbituba - Viagem à Santa Catarina

O essencial de Imbituba - Viagem à Santa Catarina

Atualizado: Terça-feira, 27 Julho de 2010 as 2:59

A antiga vila de pescadores, no litoral sul de Santa Catarina, cresceu e apareceu para o mundo, e viu no surfe e na preservação das baleias as oportunidades que faltavam para atrair ainda mais visitantes

Nos anos 70, Imbituba ainda era uma região de poucos pescadores e moradores locais, recebendo visitas de apenas um punhado de surfistas em busca de boas ondas. As poucas casas, à beira da praia e nas encostas, também serviam de campings. O movimento terminava por volta das oito da noite, quando não se via mais nenhuma viva alma caminhar pelas ruas de terra. A exemplo de muitas cidades litorâneas de Santa Catarina, e do Brasil, a região se tornou alvo dos turistas, que buscavam a tranquilidade do local.

Ao caminhar pelas ruas da Vila Nova, bairro de Imbituba, nota-se o charme que o destino conquistou ao longo do tempo. Por aqui o calçamento, em sua maioria em pedras e lajotas, dão um ar praiano a pousadas, casas de veraneio e bares sofisticados.

A Praia da Vila ficou internacionalmente famosa depois que começou a abrigar o Campeonato Mundial de Surfe Profissional, o já conhecido WCT. Mas, para quem não gosta do esporte, e de esportes, a Vila segue uma rotina de calmaria, - mesmo em temporadas. A praia extensa traz muitos lugares confortáveis ao sol, permitindo que diferentes ?tribos? ocupem o mesmo espaço. Isso faz com que a Praia da Vila seja tão procurada pelos visitantes, sejam eles surfistas, famílias, jovens à procura de diversão ou introspectivos.

Caso prefiram locais ainda mais afastados do movimento, a Lagoa de Ibiraquera é perfeita para crianças, por ser um local de pouca profundidade e de fácil acesso, através da avenida que beira toda a enseada de Imbituba. É um prato cheio para pais com crianças pequenas.

Há quem prefira a diversão das enormes Dunas de Ibiraquera, com seus passeios de buggy ou cavalgadas, especialmente em dias de sol, quando os picos mais altos das formações montanhosas se tornam exímios mirantes naturais para as praias que Imbituba oferece.

Mais do que praias e dunas, a cidade é bem dotada de estabelecimentos hoteleiros, que vão do rústico ao luxuoso, bons restaurantes (os melhores abrem as portas durante o dia) e intensa vida noturna, o que explica a maior procura por parte dos jovens. Sim, o fato é que os jovens são os que mais visitam Imbituba, tanto pela paixão pelos esportes aquáticos, quanto pela badalada noite do destino. Com o baixo preço cobrado pela entrada, as casas noturnas lotam, principalmente por paulistas e gaúchos, o público mais assíduo do local.

Não esqueçamos de mencionar que Imbituba possui outras praias com ótima estrutura em quiosques e restaurantes e é uma das principais cidades catarinenses em observação das baleias Franca. Entre os meses de junho e novembro, nas calmas baías de Imbituba, mães e filhotes recém-nascidos, brincam pelas águas escolhidas para a amamentação, proporcionando um verdadeiro espetáculo da natureza. Sem dúvida, um destino completo e perfeito para férias.

veja também