O maior complexo de águas quentes do mundo

O maior complexo de águas quentes do mundo

Atualizado: Quinta-feira, 31 Janeiro de 2008 as 12

Um grande complexo hoteleiro, o maior parque aquático do país em número de visitantes, o maior manancial de águas quentes do mundo, o resort mais ecológico do Brasil e o destino de cerca de um milhão de turistas a cada ano. São características que descrevem o Rio Quente Resorts, em Goiás.

Mesmo localizado fora da orla marítima, o resort apresenta a maior penetração do setor, com 17% do market share de diárias vendidas. Construído sobre uma estância termal.

Entre hóspedes e visitantes, o resort recebe, anualmente, mais de um milhão de pessoas de todas as faixas de idade - 70% do público é formado por famílias e mais da metade vem do estado de São Paulo. O sucesso deve-se à programação variada durante todas as estações, que vão desde esportes radicais e atividades físicas a shows, festas, eventos culturais e convenções. Mas a grande vedete do Rio Quente Resorts é mesmo a água quente.

Foi o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva quem descobriu as fontes termais na região onde hoje está complexo. O rio de onde provém a água, a cerca de 38º C, é formado por 18 nascentes que garantem uma vazão de mais de 150 milhões de litros por dia. Estas águas abastecem 14 piscinas, corredeiras, toboáguas, lagos e cachoeiras.

Estudos recentes comprovam que o fenômeno não é fruto de nenhum vulcão extinto há milhões de anos, como muitos acreditavam, mas das características geológicas da região. A água das chuvas penetra em fissuras nas rochas, infiltra-se no solo a até 1.200 metros de profundidade e é então aquecida a altas temperaturas, ganha pressão para retornar à superfície e mistura-se com o volume frio do lençol freático. Deste processo resultam as nascentes de águas mornas, com temperatura em torno dos 38º C.

O complexo emprega, direta e indiretamente, cerca de 1.650 pessoas espalhadas por seis hotéis, dois parques aquáticos - um deles, o Hot Park, é aberto a visitantes e considerado o maior do país em sua categoria - Clubinho da Criança, centro de convenções, centro administrativo e de treinamento e toda a estrutura da fazenda onde se localiza. Foi o primeiro resort brasileiro e conta com algumas piscinas com serviços disponíveis 24 horas para seus hóspedes.

O empreendimento é o único do tipo no Brasil a contar com a certificação ISO 14.000, que atesta a excelência do Sistema de Gestão Ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável e em harmonia com a natureza. Além disso, é o segundo principal responsável por vôos fretados no país e o maior anunciante da hotelaria. Tem, inclusive, uma operadora própria, a Valetur, e os principais prêmios do turismo nacional. Leia também:

O maior complexo de águas quente do mundo Rio Quente Resort oferece opções de aventura Diversão com responsabilidade ambiental   Rio Quente Resort acomoda até quatro mil hospedes Postado por: Claudia Moraes

veja também