O recepcionista ligou em seu quarto para pedir dados? Cuidado, pode ser golpe!

Se você estiver hospedado em um hotel e a recepcionista pedir os dados do seu cartão de crédito pelo telefone do quarto, fique atento — essa é uma nova prática golpista que vem sendo disseminada em hotéis de todo o mundo.

Fonte: Guiame, com informações de UOLAtualizado: terça-feira, 27 de outubro de 2015 às 19:13
A mídia norte-americana relatou diversos casos de pessoas que receberam esses tipos de chamadas em seus quartos hoteleiros e foram roubadas. (Foto: Aerial Telephones)
A mídia norte-americana relatou diversos casos de pessoas que receberam esses tipos de chamadas em seus quartos hoteleiros e foram roubadas. (Foto: Aerial Telephones)

Se você estiver hospedado em um hotel e a recepcionista pedir os dados do seu cartão de crédito pelo telefone do quarto, fique atento — essa é uma nova prática golpista que vem sendo disseminada em hotéis de todo o mundo.

Os motivos para que a solicitação dos dados seja feita são variados. O "recepcionista" pode argumentar que o hotel teve um problema em seu sistema de computadores e que precisam coletar novamente os dados dos cartões dos hóspedes. Ou então, a pessoa que está ligando pode dizer que o problema está no cartão de crédito do cliente e que suas informações precisam ser reconfirmadas. 

Nos últimos meses, a mídia norte-americana relatou diversos casos de pessoas que receberam esses tipos de chamadas em seus quartos hoteleiros e foram roubadas.

Em um dos casos, um hóspede dos Estados Unidos disse que o telefone tocou em seu quarto em um domingo, às 10h30 da manhã. "Era uma pessoa se dizendo gerente do hotel e me avisando que havia uma pane no sistema de computadores do estabelecimento", começa a relatar ao site Reddit.

"Ele disse que, por causa dessa pane, eu poderia fazer o check-out mais tarde, mas que precisaria pegar os números do meu cartão de crédito de novo, sempre ressaltando que, para minha conveniência, tudo poderia ser feito por telefone. Eu quase passei, mas, no fim, disse que preferia dar meus dados pessoalmente", completou o turista.

Em outro caso, hóspedes de dois hotéis da marca Hilton, um em Dallas e outro em Seattle, também passaram por esse tipo de situação. Um deles recebeu a ligação no meio da madrugada e outro acabou passando as informações de seu cartão para o "recepcionista". Ao todo, 20 hóspedes do hotel Hilton de Seattle teriam recebido a chamada, segundo a reportagem da rede NBC.

Os golpistas têm conseguido fazer as ligações para os quartos dos hóspedes sem passar antes pela recepção dos hotéis, segundo a NBC. A única solução para não ser pego nessa furada é simplesmente jamais informar o número do seu cartão de crédito via telefone.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições