Obras em estádios de São Paulo e de Natal são as mais preocupantes

Obras em estádios de São Paulo e de Natal são as mais preocupantes

Atualizado: Quarta-feira, 27 Abril de 2011 as 10:09

Um relatório que avalia os estádios brasileiros para a Copa do Mundo apontou que as arenas de São Paulo e de Natal são as mais preocupantes entre as doze cidades-sedes do campeonato mundial. O relatório foi divulgado pelo Portal 2014, mantido pelo Sinaenco (Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia) e pela Mandarim Comunicação.

O estádio das Dunas, em Natal, é o mais atrasado. Segundo o relatório, a ordem de serviço para o começo das obras só foi assinada pelo governo e a construtora OAS no último dia 15. Em São Paulo, o problema é o imbróglio em torno do estádio do Corinthians, em Itaquera, na zona leste da cidade. O começo da obra está marcado para este mês, mas há pendências burocráticas e indefinições do clube.

Segundo João Alberto Viol, presidente nacional do Sinaenco, apesar dos atrasos, todos os estádios poderão ficar prontos para a Copa. “Um estádio pode levar até 36 meses para ser construído. Na África do Sul, o que demorou mais levou 36 meses. Temos ainda 38 meses para a realização da Copa, portanto, para efeito de obras, poderemos ter todos os estádios prontos. Mas esse cronograma já é apertado”, afirmou Viol.

De acordo com o presidente, trabalhar com um cronograma apertado é um risco, já que podem ocorrer imprevistos, tais como greves e um grande período de chuvas. “A situação é de alerta, de sinal amarelo. Precisamos admitir que temos um atraso e administrar esse processo com maior rigor”.

Segundo o relatório, os estádios que estão em estágio mais avançado são os de Brasília, Manaus, Recife e Salvador, que têm obras de fundação.    

veja também