Ocupação hoteleira foi a maior em Salvador e Porto Seguro

Ocupação hoteleira foi a maior em Salvador e Porto Seguro

Atualizado: Quinta-feira, 3 Fevereiro de 2011 as 2:16

Com as suítes praticamente lotadas durante todo o mês de janeiro, os principais hotéis de Salvador e Porto Seguro registraram as melhores taxas de ocupação dos últimos cinco anos com 83% e 90% respectivamente. Na capital, o índice foi medido em 22 estabelecimentos pelo sindicato que representa os hotéis, bares e restaurantes, enquanto que na Terra do Descobrimento, os números foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Turismo.

O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, comemora o bom momento do setor no Estado. “Em todos os cantos é possível ver dezenas de turistas visitando os nossos principais pontos como o Pelourinho, Elevador Lacerda e também municípios e localidades turísticas como Porto Seguro, Praia do Forte, Morro de São Paulo, dentre outros”, conta.

De acordo com o presidente do Conselho Baiano de Turismo, Silvio Pessoa, a ocupação nos hotéis de Salvador e Litoral Norte poderia ser ainda maior, caso as companhias aéreas tivessem ofertados mais voos para a cidade durante o feriado de Réveillon e a primeira semana de janeiro.

Entre os visitantes nacionais, os que mais desembarcam em solo baiano são os paulistas (da capital e interior), mineiros, cariocas e brasilienses. Já entre os estrangeiros, destaques para os norte-americanos, franceses, italianos, portugueses, espanhóis e argentinos.

O movimento não para

Até o carnaval, a Bahia deve registrar um fluxo turístico de 6 milhões de visitantes, sendo que metade corresponde aos turistas vindos de outros estados e do exterior e a outra metade representa os baianos circulando pela própria Bahia.

Os cruzeiros marítimos também têm trazido milhares de visitantes para o Estado. De acordo com a Abremar, mais de 350 mil pessoas devem desembarcar no Porto de Salvador na temporada que vai de novembro a maio. Destes, cerca de 25 mil passarão pela cidade no período de carnaval.

Destinos como Ilhéus, Itacaré e as praias da Costa das Baleias também são bastante concorridos nesta alta estação, que está sendo reforçada com 18 voos charters internacionais semanais e 25 regulares para países como Argentina, Itália e Estados Unidos.

veja também