Olhar o horizonte faz as pessoas se sintam mais firmes em um navio

Olhar o horizonte faz as pessoas se sintam mais firmes em um navio

Atualizado: Segunda-feira, 31 Janeiro de 2011 as 1:51

Todo mundo que já esteve a bordo de um navio já ouviu o seguinte conselho: se você sentir que está balançando, olhe para o horizonte. Para um estudo publicado na revista da Associação de Ciência Psicológica, pesquisadores mediram o quanto as pessoas balançam em terra firme e no mar e descobriram que esse conselho é a mais pura verdade – as pessoas que estão embarcadas se sentem mais firmes se fixarem o olhar no horizonte.

Thomas Stoffregen, da Universidade de Minnesota, tem estudado as “oscilações do corpo” por décadas – o quanto as pessoas balançam para trás e para frente em diferentes situações, e o que isso tem a ver com enjôo. Em uma situação normal, ficando paradas, as pessoas se movem para frente e para trás por cerca de quatro centímetros a cada 12 a 15 segundos. Stoffregen e seus colegas, Anthony Mayo e Michael Wade, queriam saber como isso muda quando você está parado em um navio.

Para tanto, Stoffregen embarcou em um navio norte-americano usado para pesquisas científicas. O estudo comparou as mesmas pessoas paradas em terra firme – uma doca em Guaymas, México – e a bordo de um navio. Em cada experimento, o membro da tripulação permaneceu em pé confortavelmente sobre uma plataforma e focado em dois alvos específicos – algo em torno de 40 centímetros de distância à sua frente e uma distante montanha quando parado em terra firme ou o horizonte quando parado em um navio. Na terra, as pessoas se sentiram mais estáveis quando olharam para o alvo mais próximo e balançaram mais quando olharam para algo mais distante. No navio, no entanto, elas se mostraram mais estáveis quando olharam para o horizonte.

“Isso é realmente surpreendente”, disse Stoffregen. Quando você está parado em pé a bordo de um navio, você precisa se ajustar aos movimentos do navio para não cair. Então por que ajudaria olhar para o horizonte e orientar-se para a Terra? Ele acredita que olhar o horizonte é bom porque ajuda a diferenciar duas diferentes fontes de movimento – o movimento natural de seu corpo e o movimento causado pelo navio.

veja também