Olinda ganha elevador panorâmico

Olinda ganha elevador panorâmico

Atualizado: Sexta-feira, 23 Dezembro de 2011 as 3:13

Em Olinda é assim: quanto mais ladeiras você sobe, mais é surpreendido pela beleza da paisagem.  Olinda tem mar azul turquesa, arquiitetura colonial, igrejas centenárias, coqueiros. E agora tem um observatório que oferece ao visitante uma vista de 360 graus da cidade Patrimônio Histórico da Humanidade. A boa notícia é que o novo elevador panorâmico do prédio da Caixa D´Água do Alto da Sé, inaugurado em 24 de outubro, vai funcionar nos dias de folia, sendo mais uma opção de diversão para os turistas.

Com 20 metros de altura, projetada em 1934 pelo arquiteto Luis Nunes, a construção é um marco na arquitetura moderna brasileira, por ser a primeira obra a fazer uso de cobogós, espécie de tijolo vazado que tem sido usado desde então como elemento decorativo de ventilação.

Foto: Rose Andrade/iG

A caixa d'água continua servindo para o abastecimento da região, e há planos para que no futuro abrigue uma galeria de arte. Segundo o secretário de Turismo de Olinda, Maurício Galvão, o elevador estará aberto à visitação durante todo o carnaval, sempre das 9h às 17h. Até o carnaval, não se paga nada para visitar o mirante.

Fábio Freire, gestor da prefeitura de Olinda, disse ao iG que os turistas que desembarcam na cidade de navios em cruzeiros internacionais ficam encantados com a paisagem. “Só no último domingo (18), recebemos mais de mil pessoas, é um passeio inesquecível”, sugeriu Fábio.

Os turistas se encantam com a paisagem, mas os moradores de Recife e Olinda também elegeram o novo mirante, de onde se avista Olinda de cima e parte do Recife, como passeio imperdível.

Foto: Rose Andrade/iG

veja também