Olinda (PE) receberá recursos para revitalização de orla

Olinda (PE) receberá recursos para revitalização de orla

Atualizado: Sexta-feira, 12 Junho de 2009 as 12

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, anunciou na quarta-feira, 10 de junho, a liberação de recursos para a reurbanização e revitalização de 6,2 quilômetros da orla de Olinda (PE). As obras, orçadas em R$ 20 milhões, devem ser iniciadas em outubro. Barretto conheceu o projeto durante reunião com o prefeito Renildo Calheiros e o secretário de Turismo de Pernambuco, Silvio Costa Filho, no Palácio dos Governadores, sede da prefeitura.

Entre as ações previstas estão a recuperação dos espigões para conter o avanço do mar e a transformação da faixa para bicicletas em ciclovia na praia de Bairro Novo. As obras no Bairro Novo são a segunda fase da urbanização. Na primeira, o investimento do Ministério do Turismo foi de R$ 6 milhões.

A praia de Casa Caiada vai ganhar ciclovia, pista de cooper, banheiros e barracas de praia. Na praia de Rio Doce, além desses equipamentos, será construída a avenida à beira-mar e a pavimentação das ruas perpendiculares à orla. Em todo o trecho serão construídos redutores de velocidade para dar mais segurança aos pedestres. "Essas intervenções devolvem a cidade ao mar e são parte da preparação do eixo Recife-Olinda para a Copa de 2014", disse o ministro.

No começo da tarde, o ministro abre o Encontro de Negócios sobre Turismo no Nordeste Brasileiro. Promovido pela embaixada dos Estados Unidos, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Ministério do Turismo, o evento vai reunir por três dias investidores do setor turístico do Brasil e dos Estados Unidos no município litorâneo de Cabo de Santo Agostinho.

veja também