OMT: turismo mundial terá queda de até 8% em 2009

OMT: turismo mundial terá queda de até 8% em 2009

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

A OMT (Organização Mundial do Turismo) informou que espera-se uma queda de entre 6% e 8% nas receitas geradas pelo turismo mundial em 2009 e um pequeno crescimento em 2010. Segundo a organização, tal queda no faturamento irá superar em um ou dois pontos percentuais a baixa no volume de turistas, já que os consumidores continuam viajando, embora procurem preços mais baixos, tentem ficar mais perto de casa e viajem por menos tempo.

Segundo a OMT, após essa queda, a tendência de baixa iniciada em setembro de 2008 pode começar a chegar ao seu limite, com um princípio de recuperação nos meses de julho e agosto.

A última edição do Barômetro do Turismo Mundial da OMT, pesquisa feita com cerca de 330 especialistas de todo o mundo, mostra que a confiança no setor turístico "está sendo gradualmente recuperada" após dois períodos de quedas históricas. Todas as regiões do mundo, com exceção da Africa, foram afetadas pela crise, onde houve aumento de 4% nas receitas oriundas do turismo, enquanto que Europa, Oriente Médio e as Américas tiveram os piores resultados.

Nas Américas, com retrocesso de 7%, ainda não há sinais claros de reversão da atual tendência de baixa, já que os números continuaram negativos no segundo trimestre, assim como nos meses de julho e agosto.

As previsões para 2010 indicam que a Ásia experimentará a recuperação mais notável, enquanto que a Europa e as Américas demorarão mais para se recuperar. A África deve continuar com números positivos devido à realização da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições