Opções de cruzeiros pelo mundo: um mar de novidades

Opções de cruzeiros pelo mundo: um mar de novidades

Atualizado: Terça-feira, 12 Janeiro de 2010 as 12

As opções de cruzeiros são inúmeras. Porém, cada vez mais elas se repetem e enchem os mares com as mesmas propostas e poucas novidades tanto de atrações como de lugares. Pesquisar novas propostas e seguir novos rumos náuticos poderá ser boa opção àqueles que desejarem sair dos já batidos cruzeiros existentes. Por isso, trouxemos algumas embarcações que farão suas estreias nacionais e internacionais em 2010.

No Brasil, as novidades ficam por conta do MSC Lírica, Vision of the Seas e Orient Queen. O primeiro possui grande influência da cultura italiana em seu design e culinária. Com seus ambientes internos revestidos de mármore, madeira e muita arte, a embarcação fica em pé de igualdade com qualquer hotel de luxo de Roma, Veneza ou Florença. Além disso, os restaurantes oferecem excelentes opções de massas e pizzas. MSC Lírica é composto, entre outras coisas, por duas piscinas, pista de cooper, campo de minigolfe e salão de jogos. Alguns de seus roteiros para 2010 são Rio, Salvador, Maceió e Ilhéus, no Brasil, além de Argentina e Uruguai. Isso em janeiro. Para fevereiro, Rio, Salvador e Ilhéus. E Rio-Gênova, em março.

Já o Vision of the Seas sairá todas as vezes do porto de Santos. Com viagens de três, quatro ou sete noites, o cruzeiro oferece uma parede de escalada de 61 metros, bares temáticos como o "Champagne Bar" e o "Viking Crown", recreação especial para crianças e adolescentes, piscinas interna e externa, além de um solarium com teto solar. A embarcação percorrerá o eixo Santos e Búzios (janeiro e fevereiro), e Santos, Ilha Grande, Salvador, Búzios, Ilhabela e Santos (janeiro e março).

Para encerrar com a oferta da costa brasileira, o Orient Queen fará sua primeira parada em portos do país. Esse barco grego só repousará no norte e no nordeste do Brasil. Fernando de Noronha, Recife, Natal, Salvador, Maceió e Fortaleza poderão ser visitadas em viagens de quatro ou seis noites. Estão incluídos salas de massagem e ginásticas, cassino, duas piscinas, salão de beleza, discotecas e consumo ilimitado de comida e bebidas, alcoólicas ou não.

Mundo afora, algumas das novas rotas ficam por conta dos luxuosos cruzeiros da empresa Silversea. Os roteiros inéditos dão conta de travessias pelo Mediterrâneo, com parada em Le Vedron, França, capital dos vinhos Malbec, ou no porto do resort de Ile Rousse, no nordeste da Córsega e Rimini, costa leste da Itália. Outra novidade será a ida a Sendai, Japão, onde turistas poderão visitar as ruínas datadas do século XVII.

O cruzeiro partirá do Alasca, e pela primeira vez uma embarcação desse tipo irá atravessar o Mar de Bering que, infelizmente, está navegável por causa do retrocesso do gelo do Ártico. E não fica só por aí. Paradas exóticas como Chan May (Vietnã), Seydisfjordur (Islândia) e Lakshadweep (Índia) também estão programados.

Sua frota ganhará um novo integrante. O Silver Spirit será o maior dentre os seis da empresa: Silver Wind, Silver Cloud, Silver Shadow, Silver Whisper, Silver Albert II e Silver Spirit) e ainda terá um spa de 8,3 mil metros quadrados.

Ainda em 2009, a Royal Caribbean lançará o Oasis of the Seas, o maior cruzeiro do mundo. Com capacidade para 5,4 mil pessoas, possui uma tirolesa que atravessa o deque do barco, além de uma mistura de estilos de arquitetura clássicos e modernos em sete diferentes "bairros" únicos. Está programado para fazer passeios para o Caribe entre julho e setembro.

Em relação à Europa, o destaque fica por conta do Norwegian Cruise Lines Norwegian Epic, com seu bar feito de gelo, vinte opções de jantar e um pequeno complexo aquático com toboágua.

Na primavera brasileira, a Cunard's vai inaugurar o Queen Elizabeth, um marco em elegância e classe nos cruzeiros. Sua decoração terá um tom nostálgico com obras de arte e estilo clássico.

Já para quem desejar algo mais moderno e agitado, em abril o Azzurra será uma ótima opção. Vale também ressaltar que o reponsável pela comida trata-se do chefe Atul Kochhar, destaque do Guia Michelin, e pelos vinhos, Olly Smith, enólogo comentarista da emissora inglesa BBC. Seguindo essa linha mais animada, o Celebrity Eclipse, que partirá de Southampton, Inglaterra, será outra opção para quem desejar bons restaurantes, inúmeras lojas e mesas de bilhar.

Por fim, os que desejarem sair da badalação e procurar a natureza também terão opções novas. O Saga Pearl II irá explorar os mares do norte e do báltico através de um passeio pela costa norueguesa. Além disso, companhias como Voyages of Discovery, Silversea, AMAWaterways e Oceania Cruises estão fazendo percursos em busca da tranquilidade do Extremo Oriente. Ou se desejar ir ao Oriente Médio, a Royal Caribbean International está seguindo rumo ao Golfo Pérsico a partir de 2010 a bordo do Costa Cruises.

veja também