Organização Mundial de Turismo prevê ano difícil em 2010

Organização Mundial de Turismo prevê ano difícil em 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

O presidente da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai, advertiu nesta quinta-feira que 2010 será um ano difícil e que o desemprego vai aumentar de forma "alarmante" no mundo.

No painel "Turismo: vencer em concorrência", realizado nesta quinta dentro do 35º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens (Apavt), Rifai lembrou que a crise econômica mundial é a "principal causa do declínio da procura turística internacional".

A crise, segundo o presidente da OMT, tornará 2010 um ano "muito difícil" para o setor e, mesmo que exista revitalização e crescimento, isso não significa mais emprego.

"O desemprego vai se tornar alarmante, porque vai aumentar. O crescimento não significa que há mais emprego", afirmou Rifai em Vilamoura.

Segundo ele, a "indústria do turismo não precisa de apoios e subsídios", mas também "não precisa de mais impostos". Além disso, o presidente da organização defendeu que é urgente garantir que os pacotes de estímulo contenham políticas de incentivo às economias.

O dirigente da OMT disse que outro fator que contribuiu para a crise no setor está relacionado com a gripe A (H1N1).

Apesar de defender que as comunidades internacionais "estavam bem preparadas para lidar com esta crise", Rifai lembrou que a pandemia ainda "não terminou".

Segundo ele, a organização planeja uma reunião para fevereiro de 2010 com todos os ministros de turismo do G20 (que reúne os países mais ricos e principais emergentes).

Rifai defende que o setor turístico tem de ter mais peso no mundo: "Se quando há um problema com a indústria automobilística ou dos seguros o mundo entra em pânico, o mesmo tem de acontecer com a indústria do turismo", argumentou.

O 35º Congresso Nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens termina no sábado, com a presença do ministro português da Economia, Fernando Vieira da Silva, às 19 horas (hora local), na sessão de encerramento.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições