Organize um Piquenique

Organize um Piquenique

Atualizado: Segunda-feira, 12 Setembro de 2011 as 10:30

Piquenique é uma ótima oportunidade para fazer um programa diferente com a família ou amigos. Organizar um piquenique é fácil e prático. Junte um número pequeno de pessoas e cada um fica responsável de levar algum item.

Piquenique deve ser feito ao ar livre, para usufruir do contato com a natureza. O local pode ser um parque, campo, praia, floresta ou o gramado de sua própria casa. Para que os alimentos se mantenham íntegros e saudáveis, escolha um cenário sombreado. Quanto mais simples for o que tiver de ser levado, melhor. Uma toalha grande é essencial e futtons também são bem-vindos.

Se pretender fazer o piquenique no parque, telefone para a administração e certifique-se de que piqueniques são permitidos e se existem áreas delimitadas para esse fim. Tudo deve estar adequadamente refrigerado em caixas ou bolsas térmicas. Não se esqueça de providenciar as placas de gelo reutilizáveis, fundamentais para a conservação dos alimentos perecíveis.

Não se esqueça dos copos e talheres. Dê preferência aos de plástico resistente, pois são mais fáceis de serem transportados, mais leves e não quebram, ideais para quando houver crianças. Se usar as lixeiras dos parques, respeite a separação de materiais recicláveis, mas por precaução, não se esqueça de levar sacos plásticos na cesta para recolher todo o lixo do seu piquenique e levá-lo para casa.

Pelo menos duas garrafinhas de 500 ml de água para cada pessoa; sucos de frutas naturais em garrafas térmicas grandes ou de caixinha individuais acondicionados em sacolas térmicas.

Alimentos que não necessitam de refrigeração como frutas secas, castanhas e biscoitos integrais, devem ser colocados em pequenos potes plásticos ou saquinhos zip. As barrinhas de cereais (de castanhas, frutas, granola, linhaça e quinua) são nutritivas e ricas em fibras, e podem ficar em suas embalagens originais.

Sanduíches no pão integral ou pão folha já montados e embalados em saquinhos individuais, papel alumínio, filme ou saquinhos próprios. Isso mantém a organização, evita sujeira e o uso de facas. Sugestões saudáveis de recheios: queijo branco, peito de peru, queijo cottage, rosbife, alface ou rúcula, tomate, cenoura ou beterraba ralada; carne louca; peito de frango desfiado; ricota com requeijão light, salsinha e cebolinha picada.

Iogurtes light, miniquiches e pãezinhos recheados são leves e fáceis de transportar. Também é possível incrementar a refeição com saladas fresquinhas. Leve-as bem embaladas em potinhos individuais, nas porções que serão servidas.

Cenoura, pepino, erva-doce e beterraba em palito também são ótimas opções. Práticos e resistentes, basta colocar sal! Frutas secas ou inteiras devem ser bem lavadas e embrulhadas em papel filme. Se houver caixa térmica, pode levar saladinhas de frutas já porcionadas em potinhos plásticos individuais.

Bolos caseiros simples e sem recheios, são bem menos gordurosos que os industrializados. Boas sugestões são: de maçã com canela, de banana, de limão, de fubá, cenoura com calda de cacau, laranja ou abacaxi.

O que não levar ao piquenique: alimentos que podem provocar intoxicações alimentares, como ovos, preparações com maionese, carnes cruas ou mal cozidas, frutos do mar, recheios de bolos com chantilly, etc.

veja também