Os banhos termais sulforosos ajudam a cuidar da saúde e alivia o stress do dia

Os melhores lugares do Brasil para tomar um banho relaxante

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:09

 

Nada melhor do que sair do trabalho, cuidar da casa, dos filhos e poder tomar uma banho para aliviar a mente. Mas o banho tem que ser especial, de preferência em lugares específicos.
 
Em meados do século 19, antes do surgimento de medicamentos analgésicos, os banhos de água sulfurosa eram utilizados para o alívio das dores físicas. E com o tempo, o ritual acabou virando uma tradição e bem-estar daqueles que desejam ter um momento relaxamente.
 
"O enxofre, seu ingrediente principal, auxilia nas crises do sistema respiratório, processos inflamatórios, alergias cutâneas e tensão muscular, entre outros benefícios. Para quem está saudável, ele melhora a circulação sanguínea, relaxa a musculatura e revigora o organismo", justifica a fisioterapeuta Teresa Cristina Alvisi, professora de termalismo da PUC-Poços de Caldas (MG) e diretora das Thermas Antonio Carlos.
 
Conheça os principais lugares no Brasil que oferecem banhos termais com água sulfurosa e uma sugestão para quem está de viagem.
 
Piratuba - Santa Catarina: É o principal pólo turístico do Oeste Catarinense. O Parque de Águas Termais, amplo e moderno, é a atração mais procurada pelos visitantes à cidade, que passam o dia se divertindo nas diversas piscinas do lugar. 
 
Águas de São Pedro - São Paulo: Cidade localizada no interior do estado paulista, ela oferece bastante tranquilidade aos visitantes. Há muito opções de lazer, como as trilhas até as cachoeiras, as lindas paisagens e os esportes radicais.
 
Poços de Caldas - Minas Gerais: Uma cidade mineira que ainda preserva as construções da época dos cassinos e dos grandes bailes. Programas imperdíveis: a cachoeira Véu das Noivas e o passeio de teleférico até o morro São Domingos.
 
Araxá - Minas Gerais: O município fica próximo ao Triângulo Mineiro e é repleto de passeios gostosos. Para relaxar, não deixe de conhecer as fontes e termas da região, assim como o Museu Dona Beja, que retrata a história da cidade. 
 
Cipó - Bahia: Localizada em pleno sertão baiano e à margem direita do rio Itapicuru, a cidade fica a cerca de 240 quilômetros de Salvador. A principal opção de lazer são as águas medicinais, que chegam a 35º. 
 
Cachoeira Dourada - Goiás: A cidade faz parte do circuito turístico do Triângulo Mineiro. Cenário perfeito para praticar esportes aquáticos, a cidade tem como principal destino a represa formada pela usina hidrelétrica de Cachoeira Dourada. 
 
Monte Alegre - Pará: Em meio à imensidão verde de planície, a cidade está rodeada de serras, lagos e rios. Ladeiras, mirantes e belas paisagens dão graça e personalidade ao local. 
 
Mallet - Paraná: Localizada na região centro-sul do estado paranaense, a cidade foi construída em meio as trilhos da Estrada de Ferro e às margens do rio Charqueada. Colonizada por ucranianos e poloneses no começo do século XX, Mallet ainda preserva a cultura dos imigrantes.
 
Marcelino Ramos - Rio Grande do Sul: Conhecida como a ''Terra das Águas'', a cidade está localizada cerca da nascente do rio Uruguai, na divisa com o estado de Santa Catarina. Para lazer, saúde e relax, aproveite as opções de águas terminais. 
 
 
Com informações de: M de Mulher
Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições