Os encantos do Rio Grande do Norte

Os encantos do Rio Grande do Norte

Atualizado: Quinta-feira, 30 Dezembro de 2010 as 12:49

Normalmente quem vai ao Rio Grande do Norte deseja aproveitar um pouco dos seus mais de 400 quilômetros de praias de águas límpidas, mornas e com sol constante. Entre abril e setembro até pode chover um pouco, mas nas outras estações o clima é predominantemente seco e bem quente.

Chegar a Natal pode surpreender até mesmo quem está preparado para encontrar um lugar especial. Cerca de uma hora depois de desembarcar no Aeroporto Augusto Severo, em um passeio pelo calçadão da Praia de Ponta Negra, o visitante encontra um grupo de jovens com cartazes onde se lê "abraço grátis". Cerca de 20 minutos depois, no mesmo calçadão, um bugueiro tenta vender seus serviços de transporte, mas também distribui para quem quiser uma receita de chá de linhaça, que, segundo ele, é ótimo para reduzir o colesterol.

Nesse pouco tempo, o turista percebe que chegou a um lugar onde irá desfrutar de momentos especiais não apenas com a natureza, mas com as pessoas. E é isso mesmo que acontece. O povo potiguar sabe que turista bem tratado é turista que volta sempre.

Veja seis razões para conhecer o Rio Grande do Norte:

- Atrações de Natal

Mas chegar ao Rio Grande do Norte não é ficar restrito à capital do estado, que já é um centro de atrações. Tanto as cidades e praias que ficam ao sul quanto as do norte possuem atrativos que fazem valer a pena conhecê-las.

- O caminho deslumbrante até Pipa

Para o Sul, o caminho até a praia da Pipa é tão belo quanto o destino final. Vale a pena conhecer uma das praias mais agitadas do Rio Grande do Norte. Ou então estender um pouco mais a viagem para curtir até o último centímetro de estado na divisa com a Paraíba.

- Emoção nas dunas de Genipabu

Seguindo de Natal para o norte do estado, o primeiro ponto obrigatório de parada é Genipabu, ou Jenipabu (existem as duas versões). As dunas e os passeios de bugue e dromedário são tradicionais para conhecer melhor esse cenário de filmes e novelas que traz o clima do deserto para o local.

- Mergulho nos Parrachos de Maracajaú

Bem mais ao norte, o destaque são os mergulhos em locais como Maracajaú. Quinze minutos de lancha ou 40 minutos de catamarã são suficientes para que o turista viaje da linda beira-mar até os recifes com piscinas naturais em alto mar.

- As delícias do Rio Grande do Norte

Depois de conhecidas as praias, há outro tipo de turismo que agrada muito quem viaja ao Rio Grande do Norte: a gastronomia. O forte, claro, são as variações de frutos do mar a preços sempre convidativos. Outro destaque são as comidas típicas nordestinas preparadas de um jeito especial, em locais que vão desde taperas rústicas até restaurantes refinados.

- A noite de Natal

A noite de Natal e região conta com atrações que podem agradar desde quem curte o tradicional forró até choperias e bares com música ao vivo de todo o tipo.

Essas são apenas algumas das atrações que explicam o motivo para o estado com pouco mais de 3 milhões de habitantes atrair mais de 2 milhões de visitantes por ano. Programe sua viagem e descubra as outras.

veja também