Otimismo do setor náutico catarinense marca a Exponautica 2010

Otimismo do setor náutico catarinense marca a Exponautica 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

Foi aberta oficialmente ontem, dia 24 de junho, a segunda edição da Exponautica. A feira, que ocorre na Marina Píer 33, em Biguaçu (SC), até domingo, dia 27 de junho, reuniu na solenidade de abertura autoridades federais e estaduais, além da comunidade e dos representantes do municipio. Todos festejaram a possibilidade de tornar a cidade um pólo de negócios no setor de lazer náutico.

A persistência dos organizadores em apostar em uma feira pioneira na região foi destacada por todos, a começar pelo presidente da Associação Catarinense de Marinas, Garagens Náuticas e Afins (Acatmar), Luiz Lunardelli. Segundo ele, a aposta foi acertada, já que o evento já está fomentando o setor de construção naval de lazer. "Depois da primeira Exponautica, dois novos estaleiros já se instalaram na cidade. Em breve teremos outros", afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Biguaçu, Luiz Roberto Felback, se emocionou ao falar da feira e do novo momento que vive o município. "Somos chamados de cidade-dormitório, o que nos incomoda bastante. No entanto, vemos uma feira desse porte sendo realizada aqui e ficamos cheios de orgulho. Voltar a cidade para o setor náutico restaura a nossa dignidade e a nossa auto-estima", declarou. Ele ainda fez um apelo às autoridades presentes na feira e aos representantes catarinenses em Brasília, para que apóiem a vinda de grandes estaleiros como o OSX, de Eike Batista, para Biguaçu.

O senador Raimundo Colombo destacou a importância da feira e de grandes empreendimentos para beneficiar não apenas os moradores da cidade, mas quem vive em toda a região. "Este é um momento desafiador para Biguaçu, pois estamos diante de grandes oportunidades. E, participando de um evento como este, vejo a união das pessoas em favor do desenvolvimento e da melhoria da vida de todos".

O prefeito de Biguaçu, José Castelo Deschamps também fez um apelo, durante a sua fala, para a aprovação da vinda do estaleiro da OSX, o que, segundo ele, representará uma profunda transformação na característica local.  O vice-prefeito, Ramón Wollinger, lembrou que o lema desta administração é a gestão e o desenvolvimento sustentável para todos. "A feira mostra as tendências e também capacita os trabalhadores, com o projeto do SENAI. Isso mostra que Biguaçu caminha para tornar-se pólo náutico do Estado e do Sul do Brasil".  O Secretário de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer de Biguaçu, Douglas Borba, agradeceu o apoio recebido para a realização da feira na cidade e não deixou de destacar os motivos pelos quais o município está se tornando referência nesse setor. "Agora podemos afirmar: somos uma cidade voltada para o mar", completou.

O evento expõe para um mercado promissor os últimos lançamentos de lanchas, embarcações e equipamentos náuticos de última geração, além de produtos e serviços focados nos visitantes da feira. Expositores de peso como Schaefer Yachts, Bombardier - Mega Jet, Citimarra Universo Náutico, Equinautic, Estaleiros Mac Gerald, Eco Invest, Aymore Financiamentos, Eletrosul, Chrysler – DVA Automoveis, Evolve Boats, Fibrafort  - Mega Jet, Find Me, Flexiteek by GMS, Teka Sintetica, Fs Boats,  Garagens Náuticas e Afins, Beco Castello, Dodge – DVA Automoveis, Navis, Racon Consórcios Náuticos, Singular Boats,  SENAI, Sungless,  Gamper,  dentre outras importantes marcas vêm agregar valor a feira náutica.

"Entramos no calendário nacional de feiras deste porte e para este nicho de mercado que vem crescendo a cada ano", explica Ivan Gogolevsky, um dos produtores do evento. "Eventos como a Exponautica, além de aumentar o fluxo turístico da região num período de sazonalidade, coloca Biguaçu como uma referência no setor náutico no Sul do Brasil", completa.

Atrações

Concebida para atrair consumidores deste vasto e democrático segmento, a Exponautica 2010 teve um crescimento de 30% em relação ao ano passado. A feira tem praça de alimentação, programação artística e cultural, competições esportiva, exposições de carros e motos, e até uma ação social através do projeto Navegando com Deus, que há cerca de quatro anos leva assistência social, saúde bucal e lazer a comunidades ribeirinhas do litoral brasileiro.

O Rio Biguaçu ainda vai receber o I Festival Exponautica de Canoagem Havaiana, neste sábado de Exponáutica, uma competição entre estas embarcações de origem milenar, que são impulsionadas com remadas belamente sincronizadas por 6 atletas. Além da competição, serão oferecidas aulas de canoagem havaiana nos dias 25 e 27 de junho. A beleza da Foz do Rio Biguaçu com a exuberância das belas Canoas Havaianas devem ser um show à parte durante a Exponautica 2010, que ainda terá uma sessão de autógrafos nesta sexta-feira com o nosso esportista catarinense, campeão brasileiro de vela e 6º no ranking mundial, Bruno Fontes.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições