Para quem vai a Londres

Para quem vai a Londres

Atualizado: Quinta-feira, 8 Setembro de 2011 as 9:18

Além dos sites oficiais de fomento ao turismo em Londres (Visit London) e no Reino Unido (www.visitbritain.com ), há cinco páginas na internet que o turista que ruma para a capital britânica não pode deixar de ver.

Um deles é o portal dos palácios reais históricos (www.hrp.org.uk ), com informações detalhadas sobre a Torre de Londres, Hampton Court, os palácios de Kensington e de Kew e a Banqueting House. Além de detalhar serviços básicos aos turistas, como o preço da entrada (que pode ser comprada on-line), o portal destaca as principais atrações de cada palácio, as exposições em cartaz e as novidades do momento.

O site tem um diferencial interessante: reúne dados históricos e curiosidades sobre os palácios de maneira compreensiva, o que torna a leitura fácil e um tanto divertida. Há também vários vídeos e jogos para crianças.

Já o London Town é um site de turismo não oficial bastante completo, que aborda desde as atrações turísticas mais conhecidas até calendários de atrações e casas noturnas.

A seção de compras tem dicas espertas de achados e lojas especializadas, divididas pelos produtos oferecidos, de roupas a jogos e hobbies, sem deixar de fora os mercadões londrinos.

Também é possível procurar estabelecimentos por área ou por rua.

Os tours pela cidade são indispensáveis, seja em ônibus abertos ou a pé. Não deixe de checar o site da Big Bus Tours; clique em "London" no menu à esquerda), que oferece opções nos dois estilos. O tour de ônibus é no estilo "hop-on/hop-off", em que o visitante pode parar em um ponto e retomar o tour após visitar a área.

O tíquete para o tour de ônibus dá direito a um passeio de barco pelo Tâmisa e caminhadas temáticas, como a dedicada ao bruxinho Harry Potter e a que visita locais relacionados aos Beatles.

Londres é uma cidade cara, e checar o site do London Pass pode render uma boa economia. O passe engloba 55 atrações, incluindo as mais concorridas, como a Torre de Londres, e um passeio de barco pelo Tâmisa. Os preços variam de acordo com a duração do passe, que pode ser de um, dois, três ou seis dias.

Por fim, mesmo que sua visita não coincida com a Olimpíada de 2012, o site do evento (www.london2012.com ) traz detalhes das construções especiais para os jogos, fotos, notícias atualizadas e vende roupas, suvenires e produtos com os mascotes.

veja também