Paracuru 40CE41: Praia, piscinas naturais, dunas e coqueirais

Paracuru 40CE41: Praia, piscinas naturais, dunas e coqueirais

Atualizado: Quinta-feira, 11 Fevereiro de 2010 as 12

No title No início da década de 80, Paracuru era conhecida como ‘Paracuru Paradise’ e recebia turistas de várias regiões do Brasil. A praia chegou a ser cenário de novelas e propaganda de cigarros. Paracuru também se diferencia porque seu litoral, diferente das outras cidades praianas, oferece 11 praias geograficamente separadas e diferentes uma das outras, cada uma delas com muito divertimento e um delicioso banho de mar.

O que torna Paracuru único é a diversidade do litoral. O mar adentra cada praia de forma diferente, formando enseadas - algumas com arrecifes e piscinas naturais - outras com mar aberto, mas sempre calmo. Há também praias onde as ondas quebram sobre pedras e aquelas preferidas pelos surfistas, com ondas grandes e extensas. Todas as praias são propícias para banho, limpas e sem poluição.

Praias

A primeira praia, tendo o nascente como referência, fica após as barracas do pier, aproximadamente a 1 km do centro da cidade. É uma praia deserta, sem construções e com poucas jangadas. O mar é cercado por arrecifes formando várias piscinas naturais, uma excelente pedida para o mergulho livre e caça submarina na maré baixa. A prática do windsurf é boa em qualquer época do ano e há alguns pontos bons para a prática do surf, mas somente na maré baixa.

A beleza da areia fina e branca, característica das praias cearenses, fica separada das águas mornas e calmas do mar por uma faixa de areia dura que atinge até 50 metros na maré baixa, possibilitando o tráfego de qualquer tipo de carro.

Caminhando no sentido da cidade, logo se chega na área das barracas, local que preserva a beleza da praia anterior e oferece pratos variados de frutos do mar e bebidas sempre geladas. É possível chegar pelo asfalto do centro da cidade até essas barracas, que estão sempre cheias.

É dentro da região urbana da cidade (sempre no sentido nascente-poente) que ficam as praias Boca do Poço, Ronco do Mar, Praia do Curral, Praia das Bicas e a Praia do Meio, as preferidas pelos freqüentadores de Paracuru.

A Praia do Meio está localizada em um local quase que restrito às inúmeras casas de veraneio, tendo acesso apenas pela praia. Logo após vem a Praia da Pedra do Meio, a Praia da Carnaubinha - chamada pelos surfistas de Havaizinho - e, finalmente, a Praia da Barra do Rio Curú, a mais distante do centro da cidade.

No final da tarde, a dica é fazer uma caminhada até as dunas, na praia entre o pier e a Boca do Poço, a primeira praia dentro do perímetro urbano da cidade. No entardecer, as dunas ficam lotadas de pessoas de todas as idades, crianças brincando de descer com tábuas (mais conhecidas como skibunda) e muitos jovens namorando.

À noite, a pedida é o famoso Forró do Aureni, na Praia Boca do Poço, que atrai muita gente às sextas e sábados. O carnaval de rua de Paracuru já foi o melhor do Estado, sendo citado em várias músicas de carnaval.

veja também