Paranaguá (PR) é boa opção para ecoturismo

Paranaguá (PR) é boa opção para ecoturismo

Atualizado: Quarta-feira, 29 Abril de 2009 as 12

Situado a 91 km de Curitiba, o município de Paranaguá tem 148 mil habitantes. Abrigando um total de 30 ilhas e o Porto D. Pedro II - responsável pelo escoamento da produção do estado - a região tem como principal atrativo, conhecida Baía de Paranaguá.

A cidade oferece ainda opções de passeios de barco pelas ilhas da baía, com destaque para a Ilha do Mel. Nascida às margens do Rio Itiberê, em meados do século XVI, guarda casarios antigos, palácios, museus e igrejas. Paranaguá oferece opções de hospedagem em hotéis, pousadas ou albergues.

O prato de destaque na culinária da região é o barreado – preparado em panela de barro vedada com pirão. A receita inclui carne cortada em cubos, toucinho e temperos diversos. Os frutos do mar são outra boa opção do cardápio local.

Atrações

Passeios de Barco

Os barcos que fazem o passeio pela baía de Paranaguá saem da Rua da Praia, próximos à estação náutica. No trajeto, é possível visualizar o porto D. Pedro II, visitar as comunidades pesqueiras e ilhas como a da Cotinga, das Valadares e a Ilha do Mel.

Centro Histórico

Os prédios históricos do centro são herança da colonização portuguesa: as igrejas de Nossa Senhora do Rosário, erguida em 1578, a de São Benedito, de 1784, e o Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá, fundado em 1755. Parte dos sobrados coloniais fica na Rua da Praia, que margeia o Rio Itiberê.

Postado por: João Neto

veja também