Paris reabre praia artificial ao longo do rio Sena

Paris reabre praia artificial ao longo do rio Sena

Atualizado: Terça-feira, 26 Julho de 2011 as 10:16

Paris reinaugurou nesta quinta-feira (21) sua já tradicional praia ao longo dos píeres do rio Sena, com um quilômetro de comprimento --desde o museu do Louvre até o canal Saint-Martin.

Cerca de 5.000 toneladas de areia foram transportadas em navio para alegrar o verão dos parisienses e turistas que gostam de tomar sol perto do rio, apesar de a semana estar chuvosa na cidade, sem perspectivas de que as temperaturas aumentem nos próximos dias.

Até 21 de agosto, os interessados poderão desfrutar das sombrinhas e cadeiras dispostas às margens do rio, assim como das múltiplas atrações, como shows ao ar livre, aulas de esportes aquáticos, entre outras.

Redes de vôlei de praia e uma piscina com ondas artificiais são outras das atrações para os parienses e turistas que estiverem na capital francesa. OPÇÃO "CASEIRA"

A iniciativa, realizada pela primeira vez em 2002, pretende proporcionar lazer gratuito aos milhões de habitantes de Paris que neste ano não poderão viajar nas férias por causa da crise econômica, explicou o prefeito da cidade, Bertrand Delanoë.

Cerca de 45% dos franceses não viajará neste ano durante as férias escolares, disse o responsável pela iniciativa, Stéphane Chave, que ressaltou que a praia "responde a essa demanda tão particular".

O projeto, batizado como "Paris Plage", foi copiado por várias cidades, como Roma, Nova York e Tóquio, assegurou Chave, que entende que este fato demonstra que "atendeu-se a uma necessidade" e que não se trata de uma "moda passageira".

Até mesmo moradores de cidades da Côte d'Azur (litoral sul da França) foram aproveitar a praia artificial, ressaltou o prefeito.    

veja também