Parque do Cocó serve de lazer para toda a família

Parque do Cocó serve de lazer para toda a família

Atualizado: Terça-feira, 27 Abril de 2010 as 12

Famílias aproveitaram o domingo de sol para o lazer no Parque Ecológico do Rio Cocó. Houve brincadeiras para as crianças, massagem, ginástica e medição de pressão para adultos

Domingo de sol, muitas famílias aproveitaram para percorrer a trilha ecológica do Cocó ou aproveitar as diversões do projeto Lazer no Cocó, em frente à entrada do parque. Bem sinalizado e com policiamento, adultos e crianças puderam aproveitar o passeio entre árvores nativas, parar e fazer exercícios físicos e também levar animais para o caminho na trilha de 1.365 metros de extensão com a entrada pela avenida Sebastião de Abreu.

Rebeca, 9, foi quem chamou a avó Helena Oliveira para conhecer o Parque Ecológico do Rio Cocó. A menina mora com os pais em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza e ontem teve a oportunidade de percorrer a trilha. "Um dia passei aqui em frente e fiquei curiosa para conhecer", justificou. As duas levaram a amiga Ana Cristina Rodrigues.

Um grupo de crianças e adolescentes da Igreja Adventista também conhecia pela primeira vez o parque. "Essa é uma atividade recreativa e também sócio-educativa, por isso escolhemos esta área de Fortaleza para passar este domingo", disse o diretor do grupo "Desbravadores Via Sul", Jéferson Alves. Ele explicou que o grupo frequenta a igreja Adventista da Lagoa Redonda.

Quem decidiu ficar em frente ao parque, participou de atividades como dança, ginástica, massagens e recreação. O casal Marcos e Luciana Tavares costumam percorrer a trilha ecológica, mas ontem levaram os filhos Lívia, 2, e Artur, 6, para as brincadeiras do pula-pula e recreação. "A trilha é ótima, até trazemos nossas bicicletas, mas hoje vamos ficar aqui com as crianças", disse Luciana que é pedagoga.

Yasmin de Lima, 8, esperava na fila da parede de escalada, outra opção para os meninos e meninas. A brincadeira, que consiste em subir em um estrutura móvel de cordas, mas com proteção e orientação de um adulto, é a grande atração entre as crianças. "Eu vou escalar a parede, depois vou dançar, pintar e ainda ver o show do palhaço", enumerou Yasmin que mora com os pais no bairro do Mucuripe. As atividades se realizam todos os domingos, das 7 horas ao meio-dia.

SERVIÇO

Informações sobre o Parque do Cocó e trilhas ecológicas monitoradas pelo telefone (85) 3101.5550.

TRILHA ECOLÓGICA TEM 1.350 METROS

>A trilha ecológica do Parque do Rio Cocó vai da avenida Sebastião de Abreu (ao lado do Shopping Iguatemi) até a Padre Antônio Tomaz (no anfiteatro em frente ao supermercado Pão de Açúcar) -ou vice-versa - no bairro Cocó. Há ainda uma saída pela avenida Engenheiro Santana Júnior.

>No espaço, os visitantes passam por pequenas pontes. Há banquinhos para o descanso, lixeiras e placas educativas. Para garantir a segurança dos frequentadores, a Companhia de Polícia Militar Ambiental (CPMA) mantém policiais no parque tanto na entrada como na extensão da trilha.

>A trilha ecológica de 1.350 metros foi interditada em maio do ano passado por causa das fortes chuvas que atingiram Fortaleza. A abertura dessa principal trilha ocorreu em agosto do ano passado. Das quatro trilhas do parque, duas, as trilhas da Azeitona e da Lagoa também sofreram danos com as chuvas de 2009, mas passaram pouco tempo interditadas.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também