Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) é palco de fenômenos naturais

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) é palco de fenômenos naturais

Atualizado: Terça-feira, 10 Março de 2009 as 12

Um enorme deserto com milhares de lagoas. Imagine um mar de dunas que ocupa 70 quilómetros da costa e avança 50 quilómetros em direcção ao interior. São os Lençóis Maranhenses com as suas paisagens impressionantes, feitas de inúmeras lagoas de águas azuis e verdes que durante o período das chuvas, de Dezembro a Julho, contrastam com as dunas de areia branca que podem atingir 40 metros de altura. Toda esta área pertence ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses criado em 1981 para proteger os 155 mil hectares desse ecossistema tão particular e único. O seu acesso pode ser feito por estrada até Barreirinhas.

Situado no litoral oriental do Maranhão, O Parque Nacional dos Lençóis envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas. Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, belo e intrigante fenômeno da natureza, que tem Barreirinhas como principal portão de entrada.

A reserva é um Paraíso ecológico cheio de dunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a um deserto.

Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios. E são as chuvas, aliás, que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens mais belas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda a área do parque formando uma paisagem inigualável. Algumas delas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho. Os povoados de Caburé, Atins e Mandacaru são pontos de visita obrigatórios.

Como chegar

A partir de São Luís, pela MA 402, a Translitorânea, chega-se a Barreirinhas (principal portão de entrada do parque) em 3 horas de viagem. Ônibus partem diariamente do Terminal Rodoviário de São Luís. De avião bimotor e monomotor, a partir de São Luís, chega-se a Barreirinhas em 50 minutos, em média. A vantagem desse meio de transporte é poder apreciar as belíssimas paisagens aéreas dos Lençóis.

veja também