Passeio de barco pelos rios é atração em Manaus

Passeio de barco pelos rios é atração em Manaus

Atualizado: Sexta-feira, 18 Novembro de 2011 as 4:19

Uma das principais atrações da cidade é o Teatro Amazonas, a suntuosa casa de óperas erguida há mais de cem anos, durante o ciclo da borracha.

Mas quem visita Manaus quer mesmo é estar perto da natureza. O passeio de barco para ver o encontro das águas custa R$ 25. Em menos de cinco minutos chega-se ao encontro do dos rios Negro e Solimões. Nas casas flutuantes, do outro lado do rio, é possível alimentar o pirarucu, o maior peixe com escamas do mundo. O passeio termina com a visita as vitórias-régias no lago do Janauari.

Mais da metade dos hotéis de selva do Amazonas está na área do entorno de Manaus. A proximidade facilita o acesso. Em média o turista fica três dias e duas noites. Quem quer um pouco mais de descanso, opta por pacotes de até uma semana, no turismo contemplativo da natureza.

Dá para ter conforto no meio da selva. Pacotes de duas noites, incluindo três refeições por dia, ficam em torno de R$ 700 e incluem passeios como a caminhada na selva.

De julho e novembro é a época mais quente do ano e o turista tem que caprichar no boné e no protetor solar, principalmente quem faz excursões pelo rio. No passeio pela ?floresta dos macacos?, uma reserva particular, é possível observar bandos de primatas em seu habitat natural.

Em uma das trilhas de selva, são quase 300 metros de passarelas suspensas há 10 metros do solo. É chance de conhecer a Floresta Amazônica do ponto de vista dos macacos. Esta aventura nas alturas é conhecida como canopy. "É uma caminhada na copa das árvores para contemplação da floresta no entorno dessa passarela", diz Marcos Augusto Rodrigues, guia de turismo.

veja também