Passeio de ônibus por Salvador percorre principais pontos turísticos em quatro horas

Passeio de ônibus por Salvador percorre principais pontos turísticos em quatro horas

Atualizado: Quinta-feira, 11 Março de 2010 as 12

Durante todo o ano, a temperatura média na capital baiana fica muito próxima dos 30 graus. O céu azul, o sol e a agitação da cidade formam a atmosfera ideal para um banho de mar, um sorvete, água de coco ou até mesmo uma bebida gelada. No entanto, um dos programas mais interessantes para quem está na capital baiana em dias de sol é um passeio no Salvador Bus.

O ônibus de dois andares percorre, em aproximadamente quatro horas, uma rota completa pelos principais pontos turísticos de Salvador, incluindo o Centro Histórico e a zona litorânea da cidade por um preço individual de R$ 30. O usuário que prefere o conforto do ar-condicionado fica na parte de baixo do veículo. Já os amantes da fotografia e os que preferem um ar de liberdade, com a brisa batendo no rosto, podem optar pelo passeio na parte superior do ônibus.

Normalmente as saídas são feitas de hotéis situados na Orla Marítima de Salvador. Em uma das rotas, o ponto de partida é o boêmio bairro do Rio Vermelho. Lá, o usuário do Salvador Bus pode ver o verde do mar da Praia da Paciência e visualizar as opções de bares e restaurantes para curtir a noite.

É também no Rio Vermelho que estão situados os tabuleiros das principais baianas de acarajé de Salvador (Cira e Regina). Os quitutes que são a cara da Bahia começam a ser comercializados com o cair da tarde e normalmente são responsáveis pela atração de dezenas de pessoas diariamente, sobretudo no período de verão.

Saindo do Rio Vermelho, o ônibus segue em direção aos bairros de Ondina e Barra, famosos pelos desfiles dos trios elétricos durante o carnaval. Neste percurso, é possível visualizar as esculturas da artista plástica Eliana Kértesz, conhecidas como "as gordinhas", e ver tradicionais cartões-postais da cidade como o Farol da Barra e a Praia do Porto da Barra, eleita pelo jornal britânico "The Guardian" como uma das mais belas do mundo.

A parada no Farol da Barra dura dez minutos, tempo suficiente para tirar algumas fotos e contemplar o Forte de Santa Maria, uma das construções mais antigas do bairro. O edifício Oceania, um dos mais tradicionais de Salvador, também pode ser visto e fotografado durante esse pequeno intervalo.

Ao fim da visita aos trechos das praias, o ônibus segue pela Avenida Centenário, onde passa pelo Shopping Barra e pelo Dique do Tororó. No local, há uma pista de cooper, pedalinhos, brinquedos e esculturas de orixás do candomblé, feitas pelo artista plástico Tati Moreno. O parque do dique também reúne espécies nativas da Mata Atlântica.

Na sequência do passeio, os turistas passam pelas paisagens urbanas mais antigas da cidade, como a Avenida Sete de Setembro e a Rua Carlos Gomes. As vias ainda representam as principais opções de comércio de rua da capital baiana. A Praça da Cruz Caída e o Elevador Lacerda, principal acesso que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa, também integram o roteiro.

Depois da visita ao centro, o ônibus leva os passageiros a uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade de Salvador. Do alto da Avenida Contorno é possível ver o Museu de Arte Moderna e as belas águas da Baía de Todos-os-Santos. O conjunto arquitetônico aliado à escultura natural do morro, formam uma belíssima visão.

É também na Avenida Contorno que estão situados os principais restaurantes da capital baiana e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da capital baiana.

Ainda no bairro do Comércio, o turista pode fazer uma pequena associação ao principado de Mônaco, uma vez que a Bahia Marina e o Terminal Náutico reúnem embarcações de alto padrão. A fonte luminosa esculpida pelo artista plástico Mário Cravo Filho e o Mercado Modelo, centro de compras e artesanato de Salvador, acrescentam um toque de baianidade ao bairro que ainda conserva ruínas e construções portuguesas do século XIX.

Antes de terminar o passeio, há ainda uma visita à Península de Itapagipe, localidade em Salvador que ainda conserva os ares de uma pequena cidade do interior. É lá que estão símbolos turísticos da capital baiana como a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim e a Sorveteria da Ribeira. Dentro deste roteiro há exatamente duas paradas. Uma na "Colina Sagrada" para uma visitação a um dos principais templos católicos da Bahia e outra na Sorveteria da Ribeira para a degustação do sorvete mais famoso da "Boa Terra".

Antes, porém, o ônibus passa pelo Largo dos Mares, onde há uma igreja no estilo gótico e pelo Largo de Roma, onde está localizado o Memorial Irmã Dulce, local que reúne objetos e documentos que pertenceram à freira.

Salvador by night

Além do roteiro tradicional, o Salvador Bus também tem uma opção de passeios noturnos, que podem ser feitos mediante consulta. As atrações incluem um passeio pelos centros gastronômicos, roteiros de baladas e passeios pelos principais bares.

Serviço

www.salvadorbus.com.br

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também